Pode falir? Fãs da BMW jamais imaginariam que a empresa chegasse a esse ponto
Montadora convoca donos de carros de luxo para resolver problema no sistema de freios de três marcas.
A BMW anunciou que vai convocar os proprietários de cerca de 1,2 milhão de carros de três marcas para um recall. O objetivo do chamamento é reparar um problema detectado no sistema de frenagem integrado (IBS) dos modelos.
Outros 320 mil exemplares que apresentam o defeito ainda estão com o fabricante e não foram entregues aos clientes, segundo um porta-voz da empresa.
A falha está relacionada aos freios produzidos por um fornecedor cujo nome não foi revelado pela marca. Porém, segundo a Bloomberg, a Continental é a única fornecedora desses sistemas para a empresa, que os utiliza em seus carros das marcas BMW, Mini e Rolls Royce.
Segundo o porta-voz do grupo, a BMW ainda avalia se os reparos podem ser feitos a partir de uma atualização de software ou se são necessários consertos físicos. O recall deve terminar em 2024, mas pode se estender até 2025.
Queda nas ações e crise na Alemanha
Foto: DiPres/Shutterstock
Após o anúncio do recall, a montadora passou a estimar lucros significativamente inferiores aos 17,1 bilhões de euros (cerca de R$ 106,1 bilhões) registrados no ano passado.
A margem operacional projetada na fabricação de automóveis poderá chegar a 6%, contra a faixa anterior de 8% a 10%.
No dia em que a ação foi divulgada (10/09), as ações da BMW despencaram até 9,6%, maior queda intradia desde março de 2020. Os papéis da Continental também sofreram baixa, de 10%.
A situação deve agravar ainda mais a crise industrial na Alemanha, maior economia da Europa. Há algumas semanas, a Volkswagen revelou planos para cortar custos, que incluem o possível fechamento de fábricas no país pela primeira vez na história dos 87 anos da empresa.
Agora, a BMW se junta a VW em meio a uma crise agravada pela desaceleração do mercado. Os carros elétricos da China mais baratos que entram na Europa e a alta competitividade de montadoras locais no país asiático contribuem para os cortes nas previsões.