Pode ser roubada! 3 motivos para você fugir e não comprar carros de locadoras
Entenda os motivos para evitar a compra de carros usados de locadora, destacando desgastes, revisões duvidosas e desvalorização no mercado.
A procura por veículos usados é intensa, porém, muitos compradores rejeitam carros que já foram de locadora. A desconfiança em relação a esses modelos é comum devido à reputação negativa associada ao uso negligente pelos motoristas.
A abundância de carros de locadora no mercado chega a ser alarmante em certos modelos. Para aqueles que não aceitam esse tipo de veículo, a paciência é essencial ou, em última instância, a compra de um carro novo pode ser a solução.
Embora existam exceções de carros de locadora bem conservados, a maioria decepciona devido ao mau estado, mesmo quando são seminovos. Essa preocupação leva muitos a evitar esse tipo de aquisição.
1. Desgaste por uso intenso
Foto: Shutterstock
Os veículos de locadora sofrem desgastes acelerados devido ao uso por múltiplos motoristas. Estilos de direção variados afetam componentes cruciais como motor, câmbio e suspensão, causando problemas ao segundo proprietário.
Estes usuários, por não serem donos, ignoram cuidados básicos, como a calibração de pneus e a manutenção do interior. Tais práticas podem não afetar inicialmente, mas se manifestam posteriormente, onerando o novo proprietário.
2. Problemas em revisões
Embora algumas locadoras mantenham a manutenção dos veículos em dia, a realização fora das concessionárias pode comprometer a integridade do carro. A correta escolha do óleo e a troca por peças originais são especialmente críticas.
Revisões inadequadas e trocas de peças entre veículos da frota são práticas comuns, podendo resultar em avarias precoces. Furtos de componentes de alto valor também são um risco associado a esses veículos.
3. Queda no valor de mercado
A desvalorização dos carros de locadora é acentuada pela percepção negativa dos compradores. A dificuldade em revender e o registro permanente como locadora tornam esse investimento menos atraente.
O preço competitivo poderia tornar a compra desses veículos vantajosa. No entanto, frequentemente são vendidos a valores iguais ou superiores aos do mercado. Casos de bons negócios são raros e requerem atenção ao custo-benefício.