Por que a Fiat Strada é a queridinha do mercado brasileiro?
Entenda porque o modelo é o carro mais vendido no Brasil, deixando a sua concorrente muito atrás em volume de vendas.
Não há como negar: a Fiat Strada se tornou o modelo queridinho dos brasileiros. Basta observar os números: o modelo é líder de vendas na categoria de picapes compactas e também é o carro zero quilômetro mais vendido de todo o mercado brasileiro. Mas o que faz o modelo da Fiat vender mais do que qualquer outro carro popular?
Vale lembrar que, ao falarmos de picapes compactas no Brasil, há apenas duas opções. Além da Fiat Strada, na mesma categoria está a Volkswagen Saveiro, uma vez que modelos como Renault Oroch e Chevrolet Montana são posicionados em um segmento mais alto.
Vendas
A Fiat Strada deixou para trás modelos como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20, carros que já ocuparam o posto de mais vendidos do Brasil. Não há como negar, é um verdadeiro sucesso de vendas. Assim, dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam que a picape da Fiat já atingiu a marca de 98.511 emplacamentos entre janeiro e outubro deste ano.
O segundo colocado no ranking de vendas é o Volkswagen Polo, com 83.050 emplacamentos, ou seja, mais de 15 mil unidades a menos que o primeiro lugar.
Sucesso
Um dos fatores que garantem o sucesso da Strada é o fato de ser um veículo que pode ser usado para trabalho e, por isso, grande parte de suas unidades tem negociação por venda direta, ou seja, direto da montadora. Isso representa, inclusive, um valor de compra mais baixo. A modalidade de compra está disponível para grupos como taxistas, empresários e pessoas com deficiência.
Os dados na Fenabrave também apontam que do total de 98.511 emplacamentos em 2023, 72.255 foram de venda direta, ou seja, 73% de todas as vendas da picape.
Rival
Para entender os motivos da Fiat Strada vender consideravelmente mais que a Volkswagen Saveiro, basta observar as diferenças entre as concorrentes. Apesar dos dois modelos terem cabine dupla, apenas o da Fiat possui quatro portas. Além disso, a líder do mercado também tem transmissão automática em três versões diferentes, incluindo duas alternativas de motorização.
Igualmente, os donos de Saveiro esperam o tão sonhado motor TSI (turbo flex). Contudo, por ser um projeto antigo, a Volkswagen Saveiro não consegue receber um motor turbo com facilidade e baixo custo. Por outro lado, a Fiat lançou recentemente o motor turbo flex em seu carro.
Por fim, a Fiat Strada já tem um reconhecimento de anos por sua durabilidade e robustez, mesmo em utilizações mais severas. Como a maioria dos consumidores usa o modelo para trabalho, esse fator se torna essencial.