Por que motoristas da Uber não estão aceitando viagens com 4 passageiros?
Usuários apontam dificuldade em encontrar profissionais que transportem grupos maiores.
Nas últimas semanas, uma queixa tem se tornado comum ao abordar o serviço oferecido pelos aplicativos de mobilidade urbana. Isso ocorre porque os usuários do Uber estão enfrentando dificuldades para encontrar motoristas dispostos a transportar quatro passageiros no veículo. O problema, inicialmente identificado em Goiânia, agora se estende por diversas cidades no país.
Embora o serviço da Uber tenha a opção de transporte para até quatro pessoas, a plataforma, em decorrência da pandemia de Covid-19, passou a aceitar apenas três passageiros, deixando o banco dianteiro vago.
Além disso, benefícios como o uso do ar-condicionado deram lugar às janelas abertas para garantir a circulação de ar, visando reduzir os riscos de propagação da doença.
Atualmente, mesmo após o término das restrições, muitos motoristas cancelam corridas ao se depararem com grupos de quatro pessoas.
Grupos maiores
Nesse contexto, um usuário da plataforma expressou sua frustração no Twitter sobre a prática adotada pelos motoristas do aplicativo de mobilidade urbana. “Antes da pandemia, não havia esse problema de o Uber não querer levar quatro passageiros. Durante a pandemia, ok, agora até cancelam a viagem ou levam quatro, mas com uma cara ruim e com ignorância”, escreveu.
No entanto, os motoristas se defendem, alegando que a própria Uber ainda não abandonou o sistema adotado durante a pandemia, ou seja, a orientação vigente é a de transportar apenas três passageiros, todos no banco traseiro.
Por esse motivo, os motoristas argumentam que aqueles que aceitam viagens com quatro passageiros o fazem por conta própria. O mesmo se aplica ao uso do ar-condicionado e ao fechamento dos vidros do veículo.
Até o momento, a Uber não emitiu nenhum comunicado oficial com novas diretrizes. Segundo os motoristas, eles não têm informações sobre um possível retorno ao modelo anterior à pandemia.