Motorista da Uber cancelou a viagem? Saiba se é possível denunciar a conduta

Política de uso da empresa estabelece as medidas que o usuário pode tomar em caso de cancelamento da corrida.

Você está atrasado para um compromisso e decide pedir um Uber. Alguns minutos de espera se passam e você recebe uma notificação informando que o motorista cancelou a corrida sem enviar qualquer mensagem dando uma explicação.

Os termos gerais de uso da empresa preveem algumas orientações sobre as atitudes que o cliente pode tomar em situações de cancelamento sem aviso prévio. Uma delas é registrar uma denúncia ou reclamação sobre o comportamento do condutor.

Avaliação mútua

Sempre que faz uma corrida com algum parceiro da Uber, o usuário recebe uma avaliação, que varia de uma a cinco estrelas, com base em critérios como pontualidade, respeito às normas do serviço e cordialidade. Essa pontuação pode ser consultada pelo motorista e serve para garantir a segurança do profissional, uma vez que outros condutores podem indicar, por meio dela, situações desagradáveis ocorridas com aquele passageiro.

Além disso, o próprio usuário também avalia o motorista que realiza a corrida. Assim, caso ocorra qualquer problema, ambos podem abrir uma reclamação ou realizar uma denúncia junto à central Uber.

Quando fazer uma reclamação

Do lado dos usuários, os motivos mais comuns para reclamações são itens esquecidos no automóvel na hora da corrida e tentativas de golpes. A lista também inclui situações envolvendo questões pessoais, como falas e/ou comportamentos inconvenientes por parte do motorista.

No caso de um cancelamento feito pelo condutor, o cliente tem o direito de abrir uma reclamação, desde que a situação não seja causada por um motivo de força maior (chuvas, falta de energia e outros). Contudo, é preciso tomar cuidado.

Se o motorista cancelou a corrida por suspeitar de tentativa de fraude ou situações semelhantes, a Uber pode dar razão ao trabalhador. Já no caso de cancelamento injustificável, quem pediu a corrida tem o direito de registrar o problema.

Soluções para o problema

Após receber a denúncia ou reclamação, a empresa faz uma análise para descobrir o que realmente aconteceu. O registro pode resultar em reembolso da corrida e/ou em medidas mais sérias, dependendo do tipo de dano sofrido.

É sempre recomendado ler as políticas de uso do serviço disponíveis no aplicativo da Uber para conhecer seus direitos e deveres, evitando transtornos e desentendimentos.

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