Por que não se deve calibrar os pneus quando eles estão quentes?
Ideal é procurar o posto de gasolina mais próximo à sua casa ou não rodar mais de 2 km antes de calibrar os pneus; Entenda.
Se você dirige, com certeza já ouviu falar que para realizar a calibragem dos pneus, eles precisam estar frios. Por isso, o recomendado é sempre realizar o procedimento em casa ou no posto mais próximo, evitando, assim, que os pneus esquentem demais no trajeto. Apesar desta sabedoria popular, será que é verdade que não se deve calibrar os pneus quentes?
Para sanar esta dúvida de uma vez por todas, uma revista automotiva realizou um teste rodando com dois carros: um hatch médio e um compacto popular. Em seguida, os pneus de ambos modelos foram calibrados.
Na manha seguinte, já com os pneus completamente frios, foi feita uma verificação da pressão dos pneus. Como resultado, todos os pneus do carro popular estavam com três libras a menos. Já no caso do hatch médio, dois pneus estavam com 4 libras a menos e outros dois com três libras a menos. Desta forma, o teste confirmou a sabedoria popular ao indicar uma redução considerável na pressão dos pneus.
Variação de calibragem
A explicação para essa perda de calibragem se dá a partir de um fenômeno térmico. Isso porque, ocorre o aquecimento dos pneus a partir do atrito com o solo e, por consequência, o ar interno também fica mais quente e expandido. Assim, se tem a falsa impressão de que há mais libras ali dentro e, por isso, quando o pneu esfria, a calibragem reduz.
Diante deste cenário, realizar a calibragem dos pneus em casa, a partir do uso de um calibrador de tomada, por exemplo, seria o cenário ideal. Em seguida, a outra opção é mesmo recorrer a um posto bem perto de seu endereço.
Calibrando com o pneu quente
Caso a calibragem seja necessária, mesmo o pneu já estando quente, coloque 10% a mais na pressão. Desta forma, com o resfriamento, a pressão cairá para o valor correto. Entretanto, é importante lembrar que não é a temperatura ambiente que influencia na calibragem e sim o atrito do pneu com o solo. Até porque, mesmo que o dia esteja quente, se o carro estiver parado, o ar interno dos pneus estará razoavelmente frio.