Nunca mais faça errado! 8 passos para a calibragem perfeita dos pneus

Pneus descalibrados alteram o comportamento do veículo; Aprenda a calibrar corretamente e evite acidentes.

Calibrar os pneus de seu carro regularmente é peça fundamental para garantir a segurança a bordo. Isso porque, quando deixamos de calibrar os pneus do carro, ocorrem algumas mudanças de comportamento do veículo como, por exemplo, perda da aderência, instabilidade, assim como o aumento do consumo de combustível. Além disso, o carro pode ficar mais suscetível ao chamado detalonamento, ou seja, quando o pneu desencaixa da roda.

Para evitar estes e outros problemas, veja como calibrar o pneu de seu carro em oito passos infalíveis:

  1. Verifique a calibragem dos pneus. É importante que os pneus estejam frios para a execução do processo de forma correta. O ideal, portanto, é optar sempre por um posto perto de sua casa, ou um lugar a, no máximo, 2 km de onde você está localizado;
  2. Em seguida, digite a numeração no visor do calibrador;
  3. Acione o equipamento;
  4. Retire a tampa da válvula do pneu;
  5. Aperte a trava na ponta do calibrador, caso exista;
  6. Encaixe a mangueirinha na válvula;
  7. Espere o apito indicador que o pneu está calibrado, ele informa que a pressão está no indicador correto;
  8. Por fim, retorne com a tampa da válvula do pneu.

Atenção a erros comuns

Há três erros bem comuns na hora de calibrar os pneus, fique atento e evite os seguintes cenários:

  1. Ignorar a checagem semanal da pressão dos pneus.
  2. Não se atentar à calibragem correta dos pneus para o modelo de seu veículo. Você pode consultá-la no Manual do Proprietário. Em alguns modelos, essa informação também está disponível dentro da carroceria ou até mesmo na porta do condutor.
  3. Aumentar a pressão do pneu. Isso pode potencializar o desgaste do pneu, assim como aumentar o desconforto a bordo. Isso porque, a suspensão não consegue absorver as irregularidades nas ruas e estradas.

Aquaplanagem

Outra consequência de um pneu sem a calibragem correta é o risco de aquaplanagem. Isso porque, os pneus estão diretamente ligados à dinâmica do automóvel. Assim, as oscilações de pressão alteram a performance do carro.

Em outras palavras, quando o carro deixa de ser calibrado corretamente, a área de contato com o solo é potencializada. Isso faz com que o veículo empurre a água para frente em vias molhadas. Com a concentração maior de água à sua frente, ocorre a aquaplanagem.

SUVs

No caso dos SUVs há um agravante: geralmente eles ficam mais suscetíveis a acidentes e capotamentos quando a calibragem está irregular. Isso porque, a falta de calibragem deixa as laterais baixas e a região de contato do pneu com o solo fica elevada, fazendo com que ele “segure” com mais intensidade no chão. Assim, o automóvel não joga a traseira durante uma conversão, podendo causar o capotamento, mesmo que o controle de estabilidade esteja ativo.

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