Por que ninguém quer comprar estes 3 SUVs? Conheça os rejeitados
Utilitários esportivos de três grandes marcas deixaram a desejar nos emplacamentos registrados em janeiro.
Os utilitários esportivos, mais conhecidos pela famosa sigla SUV, são a nova preferência dos consumidores brasileiros. Versáteis, robustos e potentes, esses carros estão sempre em boas posições no ranking de modelos mais vendidos do Brasil, às vezes até pertinho do pódio.
O amplo espaço e a versatilidade do segmento são grandes chamarizes, sem deixar de mencionar a boa motorização e a confiabilidade trazida pelas marcas. Outros pontos de interesse comum são as tecnologias de conforto e segurança, além dos novos sistemas que a cada dia tornam esses automóveis mais eficientes.
Apesar dessa grande lista de vantagens, o primeiro mês do ano começou com números decepcionantes de vendas para Peugeot, Volvo e Toyota. Até a Hyundai, que liderou os emplacamentos na categoria, registrou uma redução no volume de emplacamentos em janeiro.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o cenário foi ruim de forma geral. Os dados mostram que o Hyundai Creta foi o utilitário esportivo mais vendido daquele mês, com 4.898 unidades emplacadas, o que representa uma queda de 42,9% em relação à quantidade de carros vendidos em dezembro de 2023.
A situação é a mesma para Chevrolet Tracker e Nissan Kicks, segundo e terceiro mais emplacados, que venderam 36,8% e 15,5% menos, respectivamente, entre dezembro e janeiro.
Porém, quem realmente despencou foram Peugeot, Volvo e Toyota. O Peugeot 2008 teve apenas 96 unidades comercializadas no período, enquanto o Volvo XC90 vendeu 108 exemplares. Já o Toyota RAV4 foi responsável por 119 emplacamentos.
Preço atrapalha as vendas
O principal motivo do “fracasso” é o preço dos três modelos, mais alto do que o da maioria dos modelos da mesma categoria. O Volvo XC90 custa a partir de R$ 608.950, e o Toyota RAV4 parte de R$ 349.290, enquanto a Peugeot não disponibiliza o preço do 2008.
Já o Hyundai Creta é vendido por R$ 116.990 na versão de entrada, e o Chevrolet Tracker parte de R$ 129.990. A tabela do Nissan Kicks começa em R$ 112.990.
A boa notícia para as marcas que operam no Brasil é que o cenário vem mudando nos últimos meses. Mesmo assim, em março, o Peugeot 2008, o Volvo XC90 e o Toyota RAV4 não entraram no top 50.
Para se ter uma ideia, o campeão de vendas entre os SUVs em março foi o Volkswagen T-Cross, com nada menos que 5.462 emplacamentos. O Nissan Kicks veio na segunda posição, com 5.034 vendas, seguido do Chevrolet Tracker, com 4.711 unidades emplacadas.