Novidades quentes da Chevrolet! Onix, Onix Plus, Tracker e Montana terão injeção direta em 2025

Chevrolet planeja injeção direta em carros a partir de 2025.

A Chevrolet tem sido uma das montadoras que mais movimentam o mercado automotivo brasileiro, especialmente com modelos populares como o Onix, Onix Plus, Tracker e Montana.

Mas, o que tem gerado discussões entre os admiradores é o tipo de injeção de combustível utilizada nos motores desses veículos. Desde o lançamento da atual geração do Onix, em 2019, a ausência da injeção direta tem sido motivo de debate.

Quando a Chevrolet optou por manter a injeção convencional, a decisão foi questionada por alguns em favor da injeção direta, considerada mais avançada em termos de desempenho.

Recentemente, surgiram informações indicando que a montadora planeja incluir a injeção direta nos motores dos veículos a partir de 2025.

Se confirmado, o lançamento dessa atualização está previsto para coincidir com o reaproveitamento do hatch e do sedã da linha Onix. Com isso, os modelos receberão um conjunto mais moderno, visando oferecer aos consumidores uma experiência de condução aprimorada.

Além disso, a Montana, assim como o Tracker, também será equipada com o novo sistema de injeção direta, incluindo o motor 1.2 turbo.

Em contrapartida, no mercado chinês, as preocupações em relação aos motores de três cilindros não foram tão relevantes quanto no Brasil. O Onix Sedan, por exemplo, não obteve sucesso de vendas devido à rejeição do mercado a esses motores, mas, diferentemente do modelo brasileiro, o veículo na China sempre contou com injeção direta e era mais potente.

Com uma entrega de potência de 125 cv e torque de 18,3 kgfm para o motor três cilindros 1.0 turbo, o modelo chinês superava o desempenho do Onix nacional, que oferece 116 cv de potência e 16,3 kgfm de torque.

Isso sugere que a Chevrolet pode optar por ajustar os motores do Onix, Onix Plus e Tracker no Brasil para serem semelhantes ao desempenho do modelo chinês, incluindo a tecnologia de injeção direta. Essa mudança poderia resultar em uma potência de até 130 cv com o uso de etanol.

A diferença entre os modelos de sedã também está no tamanho do tanque de combustível. Enquanto o modelo chinês possui capacidade para até 36 litros, o nacional comporta até 44 litros, contribuindo para o menor consumo de combustível do veículo vendido na China.

Entretanto, tanques de menor capacidade podem gerar rejeição por parte dos consumidores brasileiros, que geralmente preferem reservatórios maiores.

Quanto ao motor 1.2 turbo, espera-se que ele receba um ajuste similar ao do Chevrolet Trailblazer comercializado nos Estados Unidos, que utiliza o mesmo motor, porém com injeção direta.

Nesse caso, a potência poderia alcançar os 139 cv, enquanto o torque atingiria os 22,4 kgfm. No Brasil, os modelos Montana e Tracker, equipados com esse motor, atualmente oferecem 133 cv de potência e 21,5 kgfm de torque.

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