Por que os tanques de combustível dos carros estão encolhendo? Lei brasileira explica
Desde meados da década de 1990, os tanques de combustível dos carros foram ficando menores.
Os tanques de combustível dos carros brasileiros estão cada vez menores, desde meados dos anos 1990. Mas, o que parece ser uma mera curiosidade, não aconteceu por acaso e vem se tornando regra.
Desde então, por conta de uma regulamentação do governo brasileiro, de olho na melhoria do meio ambiente, os tanques de combustível, de fato, ficaram menores. Alguns reduziram menos e outros, mais.
Por exemplo, veículos como o Jeep Renegade e o Fiat Toro tinham tanques grandes, de 60 litros cada um. Agora, eles reduziram a capacidade, e o tamanho está em 55 litros cada, o que também reduz a autonomia do veículo.
Tanques de combustível abaixo dos 40 litros
Em diversos casos, os tanques de combustível não chegam a 40 litros de capacidade, como é o caso do Honda City, que tem 39 litros. Por outro lado, há carros com tanques ainda menores, como o Toyota Corolla e sua variação Cross, que têm, no máximo, 26 litros.
Mas, como muitos deles são econômicos, a autonomia total pode ultrapassar os 400 km. E os carros poderão rodar por um tempo razoável antes de precisarem abastecer.
Entretanto, como dito anteriormente, a preocupação ambiental é a principal motivação para a redução de tanques. O Proconve (Programa Nacional de Controle de Emissões Veiculares) chegou à sua sétima fase e regulamenta a emissão de poluentes, o que impacta também no tamanho dos tanques.
Tecnicamente, é possível explicar a redução dos tanques por conta da evaporação de parte do combustível. Desta maneira, quanto maior é o tanque de combustível, maior é a evaporação.
Consequentemente, também se torna maior a emissão de poluentes na atmosfera. Dentro dessa preocupação ambiental, as empresas tiveram que reduzir esse impacto.
Onix e Tracker em grande queda
Por conta dessa legislação, os veículos Onix e Tracker, ambos da Chevrolet, também reduziram o tamanho de seus tanques. Eles tinham capacidade para 53 litros e, agora, estão com capacidade de 44 litros.
Ainda assim, é um tamanho razoável, especialmente se comparado a outros carros. As fabricantes precisam se adaptar aos novos recursos e regulamentos, sendo o mais recente deles o de 2022.
O governo brasileiro deverá ter uma nova regulamentação em 2025, já prevista. Assim, será a oitava fase do programa desenvolvido pelo governo federal.
Mas, com o aumento dos carros elétricos, a preocupação com os tanques de combustível também deverá diminuir, e a emissão de poluentes terá menos impacto devido à redução da quantidade de carros a combustão.