Por que seu carro é um ‘pesadelo de privacidade’ e pode vazar seus dados

Os fabricantes de automóveis utilizam os dados coletados da mesma maneira que as grandes empresas de tecnologia o fazem.

A Fundação Mozilla, em um relatório recente, classificou os carros como um “pesadelo de privacidade”. Eles coletam constantemente dados do próprio veículo e de quaisquer aplicativos conectados.

Além disso, compartilham e vendem esses dados. A notícia desanimadora é que as opções para combater isso são limitadas, mas há pelo menos algumas medidas que você pode tomar, embora não sejam simples.

“Os fabricantes de automóveis utilizarão os dados coletados da mesma maneira que as grandes empresas de tecnologia o fazem, visando vender mais produtos e serviços complementares. Prevê-se que essa indústria seja avaliada entre US$ 400 e 800 bilhões na próxima década.”

“Portanto, a corrida para explorar esses dados já começou”, alertou JD Brooks, ex-engenheiro do Pentágono. Ele também destacou que a Europa está adiante na proteção da privacidade de dados e já está trabalhando na definição dos dados automotivos e na proteção dos consumidores.

Privacidade

Os carros, segundo o relatório da Mozilla, foram categorizados como “a pior categoria de produto que já analisamos em termos de privacidade” dentre os 25 fabricantes estudados, todos eles cometendo violações de privacidade consideradas inaceitáveis pela fundação.

Que tipo de dados estamos falando? Varia desde informações óbvias, como seus padrões de direção, consumo de combustível, localização e desgaste dos pneus (para promover pneus novos), até dados extremamente invasivos.

A Nissan, que foi considerada o segundo pior infrator pela Mozilla, tenta até mesmo coletar informações sobre a “vida sexual” do proprietário. (O pior fabricante, de acordo com a Mozilla, é a Tesla.)

Vale ressaltar que nem todos esses dados são provenientes diretamente do veículo. Os carros também extraem dados dos aplicativos que você conecta a eles. Muitos desses aplicativos têm práticas de privacidade questionáveis, e é importante ficar atento a eles.

Como se proteger?

Para proteger sua privacidade, existem algumas medidas que você pode adotar:

  • Remova as antenas que transmitem dados de volta ao fabricante (essa opção pode não estar disponível em todas as marcas).
  • Evite conectar o Bluetooth do carro ao seu telefone, pois isso pode resultar no compartilhamento de dados do seu telefone.
  • Verifique sites como Privacy4Cars para obter orientações mais detalhadas.
  • Siga os conselhos da Mozilla Foundation para limitar o acesso aos seus dados, incluindo não consentir com compartilhamento de dados e ativar todas as configurações de privacidade.
  • Evite conectar seu telefone ao carro, mas se precisar fazê-lo, utilize as configurações do seu telefone para limitar a transferência de dados.

Além disso, a Mozilla destaca uma preocupação adicional: evitar o uso do Amazon Alexa em seu carro, caso esteja preocupado com a coleta de informações de solicitação de voz, endereço IP e dados de geolocalização pela Amazon para fins publicitários.

você pode gostar também