Problemas em turbinas afetam 3 modelos da Stellantis; veja quais
Proprietários enfrentam falhas nas turbinas. Stellantis trata problema como casos isolados.
Recentes relatos de proprietários de veículos da Stellantis têm indicado problemas recorrentes nas turbinas dos modelos Ram Rampage, Compass e Renegade. Apesar das queixas e reclamações, a fabricante considera essas ocorrências pontuais e já iniciou atendimentos em garantia.
Um caso notável envolve um representante comercial do Paraná, que, após adquirir uma Ram Rampage R/T, enfrentou três quebras na turbina em menos de 10.000 km rodados. O veículo ficou fora de uso por períodos prolongados devido aos repetidos consertos.
Além dos modelos a gasolina, versões a diesel também apresentam falhas, como registrado por um membro do grupo RAM Rampage Brasil no Facebook. Os problemas abrangem vazamentos de óleo e falhas no módulo de injeção, resultando em privações prolongadas dos veículos.
Boletins técnicos e ações da Stellantis
Ram Rampage (Foto: Divulgação/Stellantis)
A Stellantis emitiu o Boletim TSB 09-029-23 e a Atualização Rápida do Serviço (RSU) 23-358, fornecendo diretrizes para o problema no turbo da Rampage. O foco está no vazamento de óleo devido a falhas no canal de retorno do turbo.
Adicionalmente, a RSU 8696 abrange outros modelos, incluindo Strada e Pulse. O boletim aborda ruídos no motor causados por desvios na produção e recomenda a verificação ou substituição do flange da turbina.
Problemas semelhantes ocorrem nos veículos Jeep, como relatado por um motorista de Três Lagoas (MS) sobre seu Compass diesel. Desde 2020, ele enfrentou trocas de motor e turbina, mas o problema persiste, mesmo após uma longa estadia na concessionária.
Jeep Compass (Foto: Divulgação/Jeep)
Posicionamento da Stellantis
Procurada, a Stellantis classificou os relatos como casos isolados. A empresa afirma que as reclamações foram atendidas sob garantia ou estão em processo de resolução nas concessionárias. A preocupação dos consumidores, no entanto, persiste.
No geral, com as falhas em turbinas afetando diversos modelos, os proprietários esperam por soluções mais eficientes da Stellantis. Enquanto isso, a montadora continua a tratar os casos dentro de suas políticas de garantia.