Prós e contras do carro blindado: veículo protegido desvaloriza mais rápido?

Processo usado para aumentar a segurança do automóvel, a blindagem tem algumas consequências negativas.

Políticos de alto escalão, executivos de grandes empresas e até o papa têm uma coisa em comum: todos eles circulam em carros blindados. A blindagem é um processo realizado no veículo para aumentar a segurança, uma vez que amplia sua resistência contra golpes ou disparos.

Por outro lado, uma das características negativas é que ele acelera a desvalorização do automóvel ao longo do tempo. Isso acontece porque o peso extra da blindagem promove um desgaste mais rápido que o habitual em seus componentes.

O carro blindado recebe placas antibalísticas de vidro, policarbonato, mantas de aramida ou aço inoxidável para reforçar sua estrutura. Estimativas mostram que o peso adicional dessa proteção extra pode girar em torno de 180 a 210 kg, o que acelera a deterioração do produto.

Desvalorização é um problema real?

A blindagem afeta a estrutura do automóvel com o passar do tempo, aumentando o custo de manutenção e fazendo o bem perder valor após quatro ou cinco anos, explica a KBB, empresa especializada em precificação de veículos.

Já a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), representante das empresas da categoria, nega que o desgaste ocorra. A entidade afirma que o acréscimo equivale ao peso de cerca de três adultos e não impacta consideravelmente em desempenho, desgaste ou desvalorização do veículo.

“O estado geral, as manutenções e o próprio modelo do veículo é que podem interferir na valorização ou desvalorização do blindado”, diz Marcelo Silva, presidente da Abrablin.

A declaração é refutada pelo presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), Enilson Sales. Segundo ele, as camadas de materiais de proteção realmente desgastam mais a suspensão, incluindo as molas e os amortecedores. Isso gera uma desvalorização de 50% no carro em até 5 anos.

“Elas são projetadas para suportar o peso do carro e mais um limite específico de peso de passageiros. O peso da blindagem, somado a passageiros e carga, pode ultrapassar a capacidade máxima do carro. Outro ponto são os componentes específicos que não foram projetados para suportar peso extra. Por exemplo: um suporte de vidro elétrico projetado para apenas um vidro de 1 kg, após a blindagem, deverá aguentar até 4kg, a depender do nível de proteção”, finaliza.

*Com informações do InfoMoney.

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