Ranking: desvalorização entre os 10 carros mais vendidos do Brasil chega a 19%

Modelos mais vendidos do ano passado perderam entre 1,5% e 19,08% do valor, com destaque para o Chevrolet Tracker.

Os dez carros mais vendidos do Brasil no ano passado tiveram desvalorização de até dois dígitos, mostra um estudo da consultoria automotiva KBB Brasil. O modelo com a maior perda foi o Chevrolet Tracker, segundo SUV mais emplacado em 2023, que registrou perda de 19,08%.

O campeão de desvalorização custava R$ 134.382 em janeiro saindo direto da prateleira. Em dezembro, como seminovo, o preço caiu para R$ 108.730.

A Fiat Strada, modelo mais emplcado do país no último ano, perdeu em média 16,06%. A picape zero quilômetro era vendida por R$ 119.652 no início de 2023, mas como seminova custou R$ 100.434 em dezembro, revela o levantamento.

Outro destaque de vendas foi o Chevrolet Onix, que totalizou 102 mil emplacamentos de janeiro a dezembro. Sua desvalorização foi de 16,07%, próxima à da Strada, com os preços recuando de R$ 96.906 (zero km em janeiro) para R$ 81.332 (seminovo em dezembro).

Já o carro que menos desvalorizou entre os dez mais vendidos no ano passado foi o Volkswagen Polo (-1,50%). Com a depreciação, o valor do veículo passou de R$ 92.190 para R$ 90.788 de janeiro a dezembro.

O estudo da KBB considera o preço médio do carro novo em janeiro e o valor de revenda do mesmo veículo seminovo em dezembro para medir a desvalorização média. A lista dos mais vendidos é baseada em dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Segundo a Fenabrave, 2.179.363 automóveis e comerciais leves foram emplacados em 2023, alta de 11,3% frente ao volume de emplacamentos em 2022.

Tabela de desvalorização

Modelo (posição no ranking de vendas) Vendas em 2023 Desvalorização média em 2023 Preço 0km jan/23 Preço seminovo dez/23
Chevrolet Tracker (9º) 66.651 19,08% R$ 134.382 R$ 108.730
Chevrolet Onix (3º) 102.049 16,07% R$ 96.906 R$ 81.332
Fiat Strada (1º) 120.603 16,06% R$ 119.652 R$ 100.434
Chevrolet Onix Plus (5º) 74.898 14,22% R$ 104.493 R$ 89.627
Fiat Mobi (6º) 73.433 13,35% R$ 70.693 R$ 61.252
VW T-Cross (7º) 72.448 12,72% R$ 151.095 R$ 131.873
Hyundai Creta (10º) 65.826 11,70% R$ 146.333 R$ 129.160
Fiat Argo (8º) 66.720 11,35% R$ 86.583 R$ 76.751
Hyundai HB20 (4º) 88.909 11,10% R$ 96.701 R$ 85.936
VW Polo (2º) 111.247 1,50% R$ 92.190 R$ 90.788

“Entre a lista de itens que influenciam na desvalorização de um veículo, a aceitação do público é a primeira delas. Quanto mais o carro é vendido, menos desvalorizado ele tende a ficar. Há outros pontos que influenciam esse índice, senão os carros mais vendidos teriam uma desvalorização baixa, o que não foi o caso em 2023”, pontua Milad Kalume Neto, diretor da consultoria automotiva Jato Dynamics.

você pode gostar também