Quais os principais problemas do Toyota Etios? Donos do compacto respondem
Reconhecido pela robustez, modelo com versões hatch e sedã chegou ao Brasil em 2012 e saiu de linha em 2019.
Lançado no Brasil em 2012, o Toyota Etios chegou por aqui com a proposta de entregar bom preço e disputar espaço com outros carros compactos mais baratos, algo novo para a montadora japonesa. Embora não seja conhecido pelo visual agradável, ele conquistou muita gente por ser um modelo robusto.
As versões hatch e sedã eram equipadas com motor 1.3 de 90 cv de potência e 12,8 kgfm de torque, ou propulsor 1.5 de 96,5 cv e 13,9 kgfm. Os números aumentaram para 98 cv e 107 cv a partir de 2016, quando também surgiu a opção com câmbio automático de quatro marchas.
O Etios saiu de linha em 2019, resultado das baixas vendas e do lançamento do Yaris. Apesar da vida relativamente curta, ele ainda é lembrado como um projeto mecânico acertado e de alta durabilidade.
Foto: Reprodução
Maiores defeitos do Toyota Etios
Mas, como nem tudo são flores, esse Toyota também tem seus problemas. Em sites de reclamações famosos, como o Reclame Aqui, alguns proprietários se queixam de fragilidades como pintura fácil de descascar e falhas na vedação.
Sobre a vedação, os donos do carro dizem que o assoalho no lado do passageiro fica encharcado sempre que chove, o que gera dificuldades como mau cheiro e mofo. Também há quem diga que entra muita poeira na cabine quando se roda na estrada de terra.
Outro defeito no projeto do Etios é a pintura, principalmente na cor branca perolizada. Segundo os proprietários do modelo, a pintura descasca com facilidade e a Toyota a cobrir o conserto. Um motorista chega a dizer que pintou o carro, mas ele logo começou a descascar novamente.
A terceira falha do automóvel é o acabamento ruim, que inclui botões derretidos após exposição ao sol, volante descascado e até painel de instrumentos falho. Portanto, se você considera a compra do carro, é bom estar ciente dos possíveis problemas.