Qual é o momento certo para calibrar os pneus? Nós revelamos!

Veja um guia definitivo para saber qual é a hora de calibrar os pneus, garantindo mais segurança para as suas viagens.

Calibrar os pneus é, sem dúvida, uma das ações que contribuem para garantir a segurança no trânsito. Contudo, muita gente ainda fica em dúvida do intervalo correto entre as calibragens. Talvez o questionamento seja recorrente porque, de fato, os intervalos variam, uma vez que é necessário considerar uma série de fatores.

Para não restar dúvidas e facilitar o seu dia a dia, veja a seguir algumas dicas para colocar de vez a calibragem dos pneus na rotina de seu veículo.

Intervalo ideal

Para o departamento de vendas da Bridgestone, a calibragem dos pneus deve passar por conferência a cada 15 dias. Eles explicam que esta necessidade ocorre devido à permeabilidade da borracha do pneu. Ela faz com que se perca de uma a duas libras por mês, em um pneu em bom estado de conservação.

Contudo, o ideal é realizar uma verificação semanal. Dessa forma, é praticamente impossível algum problema com o pneu passar despercebido, como, por exemplo, um furo por conta de um prego ou mesmo outro objeto cortante.

Calibragem correta

Outro ponto que merece atenção é a calibragem correta dos pneus para o seu veículo. O ideal, portanto, é consultar o manual do proprietário para saber o número de libras ideal. Até porque, é preciso considerar fatores como o número de passageiros.

Ou seja, a calibragem é uma se houver cinco pessoas no carro, além de carga no porta-malas e outra, um pouco menor, se o costume for rodar com apenas uma ou duas pessoas no veículo.

Vale lembrar, inclusive, que um pneu com uma calibragem inferior ao correto sofre deformação, uma vez que fica com uma área maior em contato com o solo. Na prática, esse atrito oferece maior resistência, fazendo com que o motor trabalhe mais para manter o carro em uma velocidade constante. Além de aumentar o consumo de combustível, a prática prejudica a estabilidade do veículo.

Igualmente, se a calibragem estiver acima do ideal, o motorista está em risco durante as frenagens, uma vez que a área de contato do pneu com o solo será menor, deixando o carro menos estável.

Verificação

Para quem não quer ir ao posto de gasolina toda semana para checar os pneus, é possível comprar um aparelho calibrador para deixar em casa. Eles custam na faixa de R$ 150 e são facilmente encontrados na internet. Sem a função de encher os pneus e com valor mais acessível, também existem as canetas medidoras de pressão. Neste caso, o custo gira em torno dos R$ 15, também na internet.

você pode gostar também