Cuidado! Essa dica sobre calibragem de pneus é a maior furada

Dicas que circulam na internet podem prejudicar o rendimento de seu carro e trazer mais instabilidade.

Cuidado com o que você lê por aí! Nas redes sociais, estão circulando dicas de manutenção de automóvel que, na verdade, podem prejudicar o seu veículo. Uma delas se refere à calibragem de pneus. Eles alegam que, ao reduzir a pressão do pneu, o carro vai rodar mais macio.

A princípio, faz sentido. O pneu mais murcho faz com que a direção seja mais confortável, no entanto, ela também gera mais desgaste do pneu, além de consumir mais combustível e gerar instabilidade.

Riscos

O fato de não calibrar os pneus com a periodicidade correta reduz a vida útil do produto em até 45%. Na mesma linha, o aumento do combustível fica na casa dos 4%. Os dados são da fabricante de pneus Continental.

Entretanto, os riscos são muito maiores do que gastar mais na hora de abastecer. Pneus sem a calibragem adequada significam perigo para o seu veículo. Portanto, o ideal é enchê-los toda semana com a pressão indicada pela montadora.

Veja os problemas que a falta de pressão nos pneus pode causar:

  • Aquaplanagem – Quando o pneu fica murcho, a área de contato com o solo aumenta e, em situações de água na pista, ele empurra a água para frente, causando o que se chama de aquaplanagem. O cenário é propício para acidentes.
  • Danos por impacto – Se a pressão dos pneus está baixa, eles ficam mais sensíveis a danos na lateral por impacto. Ou seja, uma queda em buraco ou mesmo um choque contra o meio fio pode causar uma espécie de bolha lateral no pneu que, se estourar, não tem como recuperar o equipamento.
  • Sair da roda – A má calibragem pode ter como consequência extrema o fato do pneu sair da roda. Contudo, para que isso ocorra, além da pressão baixa, é preciso que o carro esteja pesado e em uma curva bem fechada.
  • SUV pode capotar – Por terem o centro de gravidade mais alto, os SUVs ficam mais propensos a capotamentos, principalmente se a calibragem não estiver correta. Isso porque, com o pneu murcho, as laterais ficam mais baixas, aumentando a área de contato com o solo, aumentando a instabilidade do carro nas curvas.

Excesso de pressão

Contudo, não é apenas o pneu murcho que pode causar problemas ao veículo. Veja problemas causados pelo excesso de pressão.

  • Perda de estabilidade no eixo traseiro – Veículos estilo picape ficam instáveis quando os pneus estão com uma calibragem acima do normal. Em outras palavras, como o pneu fica rígido, ele tende a quicar mais, trazendo instabilidade ao eixo traseiro.
  • Piora na performance de frenagem – A lateral do pneu é responsável por carregar a maior parte da carga do veículo. Por isso, quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu diminui.
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