Qual o sedã flex mais econômico do Brasil? Confira o ranking dos menos gastões – eles fazem até 18,5 km/l

Inmetro atualiza os 10 sedãs flex mais econômicos do Brasil em 2024, com destaque para o Toyota Corolla.

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou a lista atualizada dos sedãs flex mais econômicos em circulação no Brasil. A atualização faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que detalha o consumo energético dos automóveis.

Embora os SUVs tenham conquistado uma fatia significativa do mercado, os sedãs permanecem como uma escolha relevante para as montadoras.

O método usado pelo Inmetro para avaliar o consumo dos veículos mede a eficiência em MJ/km e km/l, oferecendo notas que variam de “A” a “E”. Quanto menor o consumo de energia por quilômetro, mais eficiente é o veículo.

Nesta avaliação, o Toyota Corolla se destacou como o líder em eficiência energética. O modelo se sobressai, principalmente, em áreas urbanas graças ao seu sistema híbrido.

Carros mais econômicos: método de avaliação

O consumo dos veículos é determinado por meio de um procedimento padronizado que considera tanto a eficiência energética em megajoules por quilômetro quanto o consumo em quilômetros por litro. As notas vão de “A” para os modelos mais eficientes a “E” para os menos eficientes.

Sedãs flex mais econômicos de 2024

Na lista do ano passado, o Corolla saiu na frente, seguido pelo Chevrolet Onix Plus e Fiat Cronos. Hyundai HB20S e VW Virtus fecharam o top 5.

Modelo Motor e câmbio Nota Consumo energético (MJ/km) Consumo cidade (km/l) Consumo estrada (km/l)
Toyota Corolla 1.8 híbrido flex, CVT A 1,21 12,8 (etanol) / 18,5 (gasolina) 11,1 (etanol) / 15,7 (gasolina)
Chevrolet Onix Plus 1.0 flex, manual 6 marchas B 1,39 9,7 (etanol) / 13,9 (gasolina) 12,2 (etanol) / 17,4 (gasolina)
Fiat Cronos 1.0 flex, manual 5 marchas B 1,44 9,8 (etanol) / 13,5 (gasolina) 11,4 (etanol) / 16,6 (gasolina)
Hyundai HB20S 1.0 flex, manual 5 marchas A 1,49 9,6 (etanol) / 13,4 (gasolina) 10,8 (etanol) / 15,3 (gasolina)
Volkswagen Virtus 1.0 turbo flex, manual 5 marchas B 1,56 8,9 (etanol) / 12,5 (gasolina) 10,8 (etanol) / 15,4 (gasolina)
Honda City 1.5 flex, CVT A 1,53 9,2 (etanol) / 13,1 (gasolina) 10,5 (etanol) / 15,2 (gasolina)
Renault Logan 1.0 flex, manual 5 marchas B 1,53 9,6 (etanol) / 13,6 (gasolina) 9,8 (etanol) / 14,4 (gasolina)
Toyota Yaris Sedan 1.5 flex, CVT B 1,55 9,2 (etanol) / 12,7 (gasolina) 10,6 (etanol) / 14,9 (gasolina)
Chery Arrizo 6 1.5 turbo flex, CVT B 1,63 8,9 (etanol) / 12,5 (gasolina) 9,9 (etanol) / 13,5 (gasolina)
Nissan Versa 1.6 flex, CVT B 1,66 8,1 (etanol) / 11,8 (gasolina) 10,5 (etanol) / 15,0 (gasolina)

Fica evidente que a eficiência no consumo de combustível continua sendo um fator crucial para a escolha de um sedã no Brasil. Essa lista do Inmetro serve como um guia valioso para consumidores em busca de economia e sustentabilidade em suas aquisições automotivas.

você pode gostar também