Quando sua marca favorita venderá apenas carros elétricos?

As marcas agora sabem que é necessário acelerar o ritmo para converter gradualmente sua gama de veículos para carros elétricos.

A questão não é mais se um fabricante se tornará elétrico. Agora precisamos saber quando será. Na Europa, a passagem dos motores térmicos para o elétricos é inevitável. A União pretende proibir a venda de veículos novos com motor térmico a partir de 2035.

Esse é um prazo muito próximo à escala industrial, ainda mais para automóveis. Por lá, o ciclo de vida médio de um carro se estende por sete anos. Claramente, em duas gerações, tudo o que você precisará é eletricidade!

Os fabricantes obviamente sentiram a maré e não esperaram pelo anúncio da Europa. A maioria deles também começou a atender a demanda dos clientes, que continua aumentando. Na França, os veículos elétricos representaram 8,5% dos registros de janeiro a setembro de 2021!

As marcas agora sabem que é necessário acelerar o ritmo para converter gradualmente sua gama. O ritmo de lançamento de novos modelos elétricos será acelerado com a chegada de bases dedicadas. Depois de vários anos para seu design, eles estão finalmente prontos.

Exemplo na Renault. Se a marca demorou muito para lançar um modelo elétrico familiar acima do Zoe, é porque esperou a finalização de sua plataforma modular dedicada, o CMF-EV, compartilhado com a Nissan. Os aliados irão agora aumentar a carroceria nesta plataforma.

A Volkswagen desenvolveu o MEB, que já é usado para o VW ID.3, ID.4 e ID.6, Skoda Enyaq, Audi Q4. A Stellantis tem um programa ambicioso, com o início de quatro plataformas para elétricos, a fim de cobrir todos os segmentos. 

Se, por enquanto, os modelos elétricos costumam coexistir com um equivalente térmico, eles então os substituirão. A Porsche, portanto, planeja parar seu Macan a gasolina em 2024 para manter apenas o modelo elétrico, lançado em alguns meses.

Etapas

Para a maioria das marcas, a mudança para a eletricidade será feita em etapas. Para Audi, será em 2026. E para DS, será em 2024!

Alguns chegarão ao final deste caminho mais rápido do que outros. Se para a Ford e a Volvo, a mudança total está planejada para 2030, a Opel tem como meta 2028. Para a Alfa Romeo, será 2027. Outros irão ainda mais rápido.

Alpine se tornará totalmente elétrica a partir de 2024. Mas é mais fácil fazer essa transformação quando você tem um alcance limitado! A Smart também foi pioneira ao se tornar elétrica em 2019. Assim, eliminou a oferta de unidades a gasolina do Fortwo e Forfour.

Para a Jaguar, será 2025. Uma revolução expressa, já que faltam apenas quatro anos, enquanto a marca oferece apenas o I-Pace por enquanto. O novo chefe francês do felino tomou a decisão radical de relançar um rótulo em declínio. Um verdadeiro choque!

A programação de conversão totalmente elétrica

2024  Alpine, Abarth
2025  Jaguar
2026  Lancia
2027  Alfa Romeo
2028  Opel
2030  Bentley, Cupra, Fiat, Ford, Mini, Mercedes, Rolls Royce, Volvo
2033  Audi
2035  Hyundai, Volkswagen

 

você pode gostar também