Quanto custa a placa Mercosul e quando é obrigatório trocar?
A nova placa Mercosul é obrigatória em casos específicos e visa padronizar veículos na América do Sul.
Desde sua implementação em 2018, a nova placa padrão Mercosul gerou curiosidade e dúvidas entre os motoristas brasileiros. Com um design modernizado e alterações significativas, a atualização para a nova placa é obrigatória em alguns casos específicos.
A mudança visa padronizar as placas nos países do bloco sul-americano, facilitando a identificação de veículos em todo o continente.
Neste artigo, explicaremos em detalhes como funciona o processo de substituição para a placa Mercosul, os custos envolvidos e em quais situações a troca é necessária. Acompanhe para saber tudo sobre essa importante modificação no sistema de emplacamento brasileiro.
O que é a placa padrão Mercosul?
A nova placa Mercosul foi adotada por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o objetivo de uniformizar a identificação de veículos nesses países. Diferente do antigo modelo, ela possui quatro letras e três números, sem sequência fixa, e um fundo branco, contrastando com o fundo cinza do padrão anterior.
Embora a troca imediata não seja obrigatória para todos, ela se aplica a certas situações. Se o veículo for novo ou se for transferido de posse ou localização, a troca é necessária.
Além disso, motoristas que optarem por atualizar a placa também podem fazer a substituição voluntariamente, desde que arquem com os custos. Veja em que casos é possível ou obrigatório trocar a chapa.
- Veículos novos;
- Transferência de posse;
- Emissão de segunda via do documento;
- Mudança de estado ou município;
- Por vontade do proprietário.
Qual o valor da nova placa? Como solicitar?
O custo para adquirir a placa Mercosul pode variar conforme o estado de registro do veículo. De acordo com o Contran, o preço do serviço oscila entre R$ 138,24 para carros e R$ 114,86 para motos, dependendo da escolha da emplacadora.
No estado de São Paulo, por exemplo, é possível consultar as empresas credenciadas no site do Detran e verificar os valores antes de solicitar a substituição.
Para realizar a mudança para a placa padrão Mercosul, o proprietário deve iniciar o processo junto ao órgão regulador de trânsito do estado. Em São Paulo, o procedimento pode ser feito online pelo site do Detran, mediante agendamento.
O pedido pode ser efetuado pelo próprio dono do veículo ou por um procurador. Para automóveis de pessoa jurídica, a solicitação deve ser feita pelo proprietário ou representante legal.