Não vacile! Quanto tempo depois de beber você pode dirigir?

Antes de pegar o carro, certifique-se de que não há mais álcool em seu organismo; Saiba mais.

Que álcool e direção não combinam, todo mundo sabe. Contudo, quanto tempo após ingerir álcool é seguro dirigir? O importante mesmo é não colocar a sua vida, nem a do próximo em risco. Além disso, não custa lembrar que dirigir sob efeito do álcool gera punições severas, previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Tempo seguro

O melhor mesmo é se preparar para as festas de fim de ano, deixando o carro na garagem. Contudo, se a única opção possível for voltar dirigindo, certifique-se de que não há mais álcool em seu organismo antes de pegar a estrada.

A absorção do álcool é feita em poucos minutos e o pico de concentração etílica no sangue ocorre cerca de 40 a 45 minutos após a ingestão. Porém, para sair por completo do organismo, o tempo é bem maior. Pode levar até dez horas para não haver rastros de álcool no sangue.

Além disso, não há formas eficientes de acelerar esse processo. A metabolização do álcool ocorre a um ritmo médio de 0,016% por hora. Fatores como a quantidade ingerida e o tipo de enzima presente no fígado da pessoa também influenciam na velocidade da metabolização do álcool. Em outras palavras, o mais seguro é esperar por 12 horas após o consumo de álcool para dirigir com segurança.

Álcool e direção

Essa combinação é, na maioria das vezes, desastrosa. Os principais efeitos do álcool sobre o organismo que podem influenciar no ato de dirigir ao:

  • Reduzir a capacidade de tomar decisões rápidas e precisas;
  • Reduzir a coordenação motora, assim como distorcer a percepção de riscos;
  • Por fim, levar o condutor a ter comportamentos imprudentes.

Quando se trata de legislação, o limite de concentração de álcool no sangue para condutores é de 0,006%. Em outras palavras, a tolerância para o consumo de qualquer tipo ou quantidade de bebida é zero por parte do motorista.

Penalidades

O motorista que for pego com alguma concentração de álcool no sangue recebe multa de R$ 2.934,70, além da suspensão, por 12 meses, do direito de dirigir. Mas não para por aí. Motoristas com concentrações de álcool superiores a 0,34 miligramas por litro também respondem por crime de embriaguez ao volante.

você pode gostar também