Quem avisa amigo é: 5 coisas que não devem ir no porta-luvas do carro

Adotar medidas de segurança eficientes inclui pensar bem nos objetos deixados no porta-luvas do veículo.

Existe um compartimento criado para guardar as luvas dos motoristas no início do século, quando os carros não possuíam sistema de aquecimento e o uso da peça era comum em dias de frio intenso. Você já deve saber que estamos falando do porta-luvas, que com o tempo se transformou em um abrigo para quase tudo.

Óculos, folhetos, tíquetes, carregadores de celular e uma lista imensa de outros itens são facilmente encontrados nesse espaço. Alguns modelos têm até a função de manter alimentos ou medicamentos frescos por um período mais prolongado.

Porém, existem algumas coisas que nenhum motorista deve colocar no porta-luvas do carro para sua própria segurança. Em tempos de altos índices de violência, adotar alguns cuidados é essencial para evitar prejuízos.

O que não colocar no porta-luvas

Foto: Shutterstock

Os proprietários que se preocupam com furtos e roubos ou em consumir produtos estragados não devem acomodar certos itens no compartimento. Confira quais são eles e o motivo da recomendação:

1. Chicletes

Outro problema causado pelas altas temperaturas é o derretimento de alimentos mais viscosos, como chicletes e balas. Se você não quer passar horas limpando uma goma derretida, é melhor evitar a prática de guardar doces nesse espaço.

2. Dinheiro e outros objetos de valor

Os cartões de crédito e outras formas de pagamento reduziram a circulação de dinheiro físico, mas ainda há muita gente que guarda quantias no porta-luvas. Outro hábito comum é colocar objetos de valor no porta-luvas para evitar possíveis furtos em trechos mais perigosos.

Além de nenhuma das duas práticas ser recomendável, cabe lembrar que os seguros automotivos não cobrem itens pessoais roubados.

3. Pilhas e baterias

Armazenar pilhas e baterias é um hábito de pessoas prevenidas que se preocupam com situações de emergência, mas o porta-luvas não é o lugar certo. O calor em excesso acelera a deterioração desses componentes e pode provocar o vazamento de elementos químicos prejudiciais à saúde.

4. Documentos

O espaço até parece um bom lugar para guardar documentos, mas a prática é desaconselhada em cidades muito violentas. Em caso de arrombamento do veículo, os bandidos terão muito mais facilidade para vender o carro. Use os documentos em formato digital e guarde a versão física em um local seguro.

5. Remédios

Existem alguns carros específicos equipados com porta-luvas térmicos, como Hyundai i30 e Toyota Etios. No entanto, a maioria dos demais equipamentos não possui essa função, e guardar medicamentos ali pode reduzir sua eficácia e até derreter ou explodir o conteúdo devido às fortes variações de temperatura.

você pode gostar também