Quer economizar combustível? Adote esses macetes e veja a mágica acontecer!
Veja dicas simples que podem auxiliá-lo a visitar menos o posto de gasolina.
Quem nunca tentou macetes milagrosos que prometem economizar combustível? A questão é que, muitas vezes, eles não funcionam e podem, inclusive, estragar o carro, além de representar riscos para a segurança.
Mas, como economizar é o desejo de muita gente, há algumas dicas que realmente podem ser sinônimo de menos visitas ao posto de combustível.
Economia de gasolina
A verdade é que a economia de combustível está muito mais ligada à forma como o condutor dirige ou cuida de seu carro do que a técnicas tidas como infalíveis, como colocar o carro “em ponto morto” nas descidas. Portanto, se você quiser economizar combustível, é importante:
- Dirigir olhando mais adiante do capô;
- Utilizar o recurso de coasting;
- Calibrar os pneus;
- Acionar o modo “auto” do ar-condicionado;
- Evitar muito peso no carro;
- Analisar os trajetos;
- Realizar manutenções e revisões antes de viajar.
Para ficar mais claro, muita gente tem a mania de dirigir olhando sob o capô. Essa prática pode aumentar o risco de acidentes, assim como a falta de atenção para o trajeto. Ter uma visão geral de tudo o que ocorre em volta pode ajudar a economizar combustível. A visão “limitada” e distraída tem como resultado o gasto desnecessário de combustível para trocar de faixas e garantir as variações de velocidade.
Além disso, para deixar de vez a prática perigosa do uso do “ponto morto”, alguns carros possuem um recurso denominado coasting. Basicamente, a funcionalidade atua por meio do câmbio, que é desacoplado do motor para o proveito da energia cinética do carro.
Pneus e outras funcionalidades
Já quando se trata dos pneus, se eles estiverem murchos ou gastos, o aumento do consumo de combustível é certeiro. Se o caso é o ar-condicionado, usar o modo “auto” ajuda a circulação do ar refrigerado de forma mais rápida, poupando combustível.
Igualmente, o peso do carro também reflete no esforço para que ele se mantenha em movimento. Portanto, não carregue pesos desnecessários e conheça bem o trajeto. Assim você pode fugir do trânsito ou mesmo escolher a rota mais curta.