Quer fechar negócio rápido? 3 passos para vender seu carro pela internet de forma segura

Dicas auxiliam na hora de colocar um veículo à venda, evitando dores de cabeça e agilizando a transação.

Vender um carro hoje em dia é mais fácil pela internet, tanto para proprietários quanto para lojistas. Porém, o que parece ser uma tarefa simples, necessita de alguns cuidados para que o veículo tenha destaque e isso gere interesse no público de compradores.

Dentre os pontos que merecem atenção, podemos citar a fidelidade dos dados apresentados, ou seja, se eles estão realmente iguais aos da foto. Outro ponto importante é a qualidade e nitidez das fotos, que devem ser tiradas com luz e ambientação favoráveis. Além disso, o proprietário deve ter cuidado com os dados pessoais e com os pagamentos e transferências bancárias, no caso de venda.

Foto: Shutterstock

1º passo: quer vender por quanto?

Antes de qualquer coisa, é importante analisar o valor de mercado do veículo, tentando situá-lo na realidade dos preços, com espaço para margens acima ou abaixo. O estado de conservação do carro é um excelente ponto de partida.

Se o automóvel estiver com pendências mecânicas, sujo ou mal conservado, seja com batidas, arranhões, amassados, dentre outras avarias, saiba que ele perde valor de mercado. Além disso, multas, impostos atrasados e outras pendências também são fatores que podem reduzir seu preço final. Ao estabelecer um preço, mantenha os pés no chão.

2º passo: faça uma boa descrição do veículo, descrevendo seus pontos fortes

Para aumentar as chances de vender um carro, o proprietário deve reunir informações relevantes sobre seu veículo, como itens inclusos, acessórios, tipo de motor, de câmbio, capacidade do porta-malas, histórico de manutenção e, um dos dados mais importantes, a quilometragem. Tente se colocar no lugar do comprador na hora de expor as características e a situação do veículo.

Vale destacar que não há necessidade de descrever todos os itens de série, tendo em vista que as plataformas de vendas oferecem recursos para isso. No entanto, é vantajoso ressaltar alguns itens de segurança, relacionados à aparência do veículo ou outros diferenciais que chamem a atenção do comprador. Quando as informações são escassas, o interesse tende a diminuir.

3º passo: seja sincero em relação aos problemas (se houver)

Quando for anunciar um veículo, não esconda possíveis problemas que possam aparecer, tanto na aparência quanto em relação aos documentos. Assuma o que pode estar de errado com o carro, mesmo que isso signifique abaixar o valor. Já imaginou se o comprador descobre algum “segredo” do veículo após a transação? A dor de cabeça pós-venda pode ser ainda maior.

Mas atenção: ao anunciar, não informe a placa do veículo no anúncio. No caso de quem mora na capital paulista, em São Paulo, a dica é informar apenas o último dígito, em razão do rodízio municipal de placas.

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