Quer um carro automático? Veja a lista dos modelos que é melhor evitar
Automóveis de marcas renomadas são equipados com transmissões antiquadas que geram muitos problemas e gastos.
O volume de carros com câmbio automático à venda no Brasil mostra que o sistema tem ficado cada vez mais popular no país. No entanto, comprar um modelo usado com transmissão automática é uma decisão que depende de muita análise, caso contrário, o proprietário pode se dar mal.
Existem diversos modelos automatizados fabricados por grandes marcas que não são boas compras porque o sistema não entrega o resultado esperado. Quem tem um veículo dessa lista muitas vezes preferia ter o pedal da embreagem do que lidar com os problemas que aparecem.
Foto: Reprodução
Carros automáticos para passar longe
De forma geral, o motorista que quer comprar um carro automático no mercado de usados deve evitar os modelos com transmissões de quatro velocidades. Para ajudar nessa busca, listamos caixas automáticas mais antiquadas e problemáticas do mercado nacional.
1. Fiat
O Dualogic é a mancha na história da montadora italiana devido aos constantes trancos e trocas inesperadas, péssimos do ponto de vista da eficiência e também do conforto.
2. Toyota
Criticado pelo desempenho abaixo do esperado, o câmbio U442E da montadora japonesa tem intervalos consideráveis entre as trocas.
3. Volkswagen e Chevrolet
Fuja de modelos com transmissão i-Motion e Easytronic, que embora prometam suavidade, provocam muitos trancos bruscos e ainda são imprecisas nas trocas de marcha, sem deixar de mencionar os recorrentes vazamentos de fluido.
4. Ford
O câmbio PowerShift ganhou as manchetes da época pela péssima recepção dos clientes da marca. Superaquecimento e travamentos recorrentes estão na lista dos principais problemas.
5. Peugeot e Citroën
Os piores franceses são aqueles equipados com a caixa AL4, bastante imprecisa e propensa a patinar, o que prejudica o desempenho do veículo.
6. Renault
O sistema Easy’R chegou no mercado com uma alternativa automatizada de embreagem simples, mas ficou conhecido pela imprecisão e pelas mudanças de marcha bruscas que levaram ao seu fim.