Ranking: desvalorização entre os 10 carros mais vendidos do Brasil chega a 19%
Modelos mais vendidos do ano passado perderam entre 1,5% e 19,08% do valor, com destaque para o Chevrolet Tracker.
Os dez carros mais vendidos do Brasil no ano passado tiveram desvalorização de até dois dígitos, mostra um estudo da consultoria automotiva KBB Brasil. O modelo com a maior perda foi o Chevrolet Tracker, segundo SUV mais emplacado em 2023, que registrou perda de 19,08%.
O campeão de desvalorização custava R$ 134.382 em janeiro saindo direto da prateleira. Em dezembro, como seminovo, o preço caiu para R$ 108.730.
A Fiat Strada, modelo mais emplcado do país no último ano, perdeu em média 16,06%. A picape zero quilômetro era vendida por R$ 119.652 no início de 2023, mas como seminova custou R$ 100.434 em dezembro, revela o levantamento.
Outro destaque de vendas foi o Chevrolet Onix, que totalizou 102 mil emplacamentos de janeiro a dezembro. Sua desvalorização foi de 16,07%, próxima à da Strada, com os preços recuando de R$ 96.906 (zero km em janeiro) para R$ 81.332 (seminovo em dezembro).
Já o carro que menos desvalorizou entre os dez mais vendidos no ano passado foi o Volkswagen Polo (-1,50%). Com a depreciação, o valor do veículo passou de R$ 92.190 para R$ 90.788 de janeiro a dezembro.
O estudo da KBB considera o preço médio do carro novo em janeiro e o valor de revenda do mesmo veículo seminovo em dezembro para medir a desvalorização média. A lista dos mais vendidos é baseada em dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Segundo a Fenabrave, 2.179.363 automóveis e comerciais leves foram emplacados em 2023, alta de 11,3% frente ao volume de emplacamentos em 2022.
Tabela de desvalorização
Modelo (posição no ranking de vendas) | Vendas em 2023 | Desvalorização média em 2023 | Preço 0km jan/23 | Preço seminovo dez/23 |
Chevrolet Tracker (9º) | 66.651 | 19,08% | R$ 134.382 | R$ 108.730 |
Chevrolet Onix (3º) | 102.049 | 16,07% | R$ 96.906 | R$ 81.332 |
Fiat Strada (1º) | 120.603 | 16,06% | R$ 119.652 | R$ 100.434 |
Chevrolet Onix Plus (5º) | 74.898 | 14,22% | R$ 104.493 | R$ 89.627 |
Fiat Mobi (6º) | 73.433 | 13,35% | R$ 70.693 | R$ 61.252 |
VW T-Cross (7º) | 72.448 | 12,72% | R$ 151.095 | R$ 131.873 |
Hyundai Creta (10º) | 65.826 | 11,70% | R$ 146.333 | R$ 129.160 |
Fiat Argo (8º) | 66.720 | 11,35% | R$ 86.583 | R$ 76.751 |
Hyundai HB20 (4º) | 88.909 | 11,10% | R$ 96.701 | R$ 85.936 |
VW Polo (2º) | 111.247 | 1,50% | R$ 92.190 | R$ 90.788 |
“Entre a lista de itens que influenciam na desvalorização de um veículo, a aceitação do público é a primeira delas. Quanto mais o carro é vendido, menos desvalorizado ele tende a ficar. Há outros pontos que influenciam esse índice, senão os carros mais vendidos teriam uma desvalorização baixa, o que não foi o caso em 2023”, pontua Milad Kalume Neto, diretor da consultoria automotiva Jato Dynamics.