Registro de novo hatch de entrada da Fiat aumenta boatos sobre Uno elétrico

Modelo europeu equivalente ao Uno no Brasil pode ganhar nova versão elétrica baseada no Citroën e-C3.

Equivalente ao que o Fiat Uno representa no Brasil, o Panda é na Europa um carro histórico à venda desde 1980. O pequeno compacto popular, que já foi usado até em uma expedição do Rio de Janeiro até a Amazônia, continua fazendo sucesso nos países do bloco europeu.

Atualmente, ele possui até uma versão 4×4. Mas a grande novidade é que o Panda pode ganhar uma nova geração global, afirma o site italiano AlVolante.it.

Segundo a reportagem, as patentes da próxima versão foram registradas na Itália e ela será baseada no elétrico Citroën e-C3. As semelhanças entre os dois veículos está no formato de portas, retrovisores e para-brisas, mas há algumas diferenças relevantes no desenho do segundo.

O novo modelo tem uma frente com superfície lisa interrompida por faróis pequenos e uma barra preta na parte inferior do para-choque. O espaço entre os faróis principais é ocupado por uma barra com um detalhe pequeno que exibe cinco barras inclinadas, logotipo antigo da Fiat.

Não dá para garantir se a grande área preta na traseira é toda de vidro. Já as lanternas são quadradas, remetendo vagamente ao Jeep Renegade, mas uma barra atravessa e liga uma à outra.

Foto: AlVolante.it
Foto: AlVolante.it

Produção e características do novo Fiat Panda

O portal italiano afirma que o novo Fiat Panda será fabricado na Sérvia, a princípio apenas para o mercado europeu, mas também poderá ser produzido na América do Sul posteriormente. A estreia na Europa está prevista para o final de 2024, mas não há previsão de chegada por aqui.

A ideia é lançar uma versão elétrica, além de opções híbridas e com motores a gasolina. Se seguir o padrão do e-C3, ele será equipado com motor elétrico de 113 cv e bateria de 44 kWh, com até 320 km de autonomia no ciclo WLTP.

Caso seja fabricado no Brasil, o automóvel pode utilizar a mesma plataforma CMP de C3 e C3 Aircross, produzidos em Porto Real (RJ), além de ter à sua disposição as bases eletrificadas do grupo Stellantis. O grande mistério é o nome, já que Panda é um desconhecido dos brasileiros, enquanto Uno é um clássico.

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