Renault Duster zera no teste de colisão do Latin NCAP
SUV da Renault decepcionou no teste de colisão feito pela Latin NCAP.
Quer seja vendido com o logotipo da Dacia ou da Renault. Independente se você o encontra na Europa, Rússia ou América do Sul. O Duster é o modelo mais icônico da Dacia. Vendido por aqui pela Renault, o modelo 2022 chega totalmente reestilizado.
Lançado em 2018, este Duster peca apenas em um ponto que não pode ser resolvido antes de uma mudança de geração. Esse seria a plataforma B-Zero, herdada do Clio 2. E isso ainda se faz sentir ao dirigir, principalmente em comparação com os concorrentes mais novos.
Para ter sangue novo de verdade no Duster, será necessário aguardar a terceira geração. Até 2023/2024, a plataforma CMF-B deve ser utilizada no veículo.
Sem mudar a forma (apesar de algumas mudanças estéticas escassas e ao nível do painel), o Duster evolui da melhor maneira possível.
Crash Test
Em 2019, a Euro NCAP atribuiu 4 estrelas ao Duster montado na Romênia. Desde então, a montagem foi iniciada na América do Sul, oportunidade para verificar se as duas fábricas produzem veículos idênticos. Infelizmente para Dacia, a diferença é impressionante!
Muitos fabricantes de automóveis em todo o mundo optam por produzir o mesmo modelo em fábricas diferentes. O objetivo é simples, reduzir os custos de transporte. Para o mercado sul-americano, a produção do Duster começou em São José dos Pinhais.
Infelizmente para a marca, as diferenças entre os carros romenos e brasileiros são tais que a Latin NCAP não lhe deu nenhuma estrela no teste de colisão!
Como isso é possível?
Mas de onde vem essa diferença na montagem que levou a agência a solicitar que todos os modelos Duster fabricados no Brasil fossem recolhidos pela marca? Para a Renault, deve-se principalmente à evolução do método de avaliação.
O Duster, cujo teste foi feito em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de segurança que o veículo que recebeu quatro estrelas em 2019. Em 2020, o NCAP sul-americano alterou os protocolos de teste e, portanto, os resultados são diferentes.