Renault Kwid elétrico muda visual e copia Duster para enfrentar BYD Dolphin Mini
Renault Kwid E-Tech se prepara para estrear no Brasil com design renovado e mais tecnologia.
O Renault Kwid E-Tech entrou em contagem regressiva para bater de frente com o BYD Dolphin Mini no mercado brasileiro. Com design renovado inspirado no Duster, o compacto 100% elétrico já foi flagrado em testes pelas ruas de Curitiba (PR).
O movimento sinaliza que sua estreia oficial deve acontecer no aguardado Salão do Automóvel de São Paulo, entre 22 e 30 de novembro.
As imagens publicadas pelo perfil Placa Verde (@placaverde) e registradas pelo fotógrafo Bruno Portela (@bruno_portelaa) revelam alterações importantes no visual. A proposta é clara: entregar um hatch mais robusto, seguro e alinhado às expectativas de quem busca eletrificação, sem abrir mão de estilo e tecnologia.
Embora mantenha os números já conhecidos de potência e autonomia, o novo Kwid E-Tech aposta em um pacote de equipamentos mais generoso. A estratégia é oferecer maior competitividade em um segmento que ganha cada vez mais relevância no Brasil, marcado pelo crescimento de opções acessíveis de carros elétricos.
Motorização, design e acabamento
Os flagrantes se acumulam nas vias da capital paranaense, o que reforça a fase final de validação. A Renault planeja exibi-lo no evento paulistano e iniciar as vendas entre o fim deste ano e o começo de 2026. Enquanto isso, as unidades seguem rodando camufladas.
A mecânica mantém o motor elétrico de 65 cv e torque de 98 Nm. Pelo ciclo do Inmetro, a autonomia chega a até 185 km. Entretanto, o ajuste de regeneração favorece a eficiência no tráfego urbano. Por outro lado, o foco permanece no consumo contido.
Frente e traseira
A frente troca os conjuntos afilados por faróis convencionais e adota uma assinatura de LED em formato de “Y”, integrada à nova grade. Além disso, o para-choque recebeu um desenho inédito.
Já na traseira, as lanternas menores passam a conectar-se por uma faixa de plástico preto.
Laterais
De perfil, o Kwid reestilizado exibe rodas redesenhadas e adesivos inéditos nas portas e na coluna “C”. Essas soluções aproximam o visual do Duster europeu. Assim, o subcompacto assume uma postura mais robusta, embora mantenha dimensões compactas adequadas ao uso urbano.
Cabine, conectividade e segurança
O interior preserva os plásticos rígidos, porém adota linhas retas e novas texturas para um aspecto mais limpo. Como destaque, a central multimídia alcança até 10″ e fica mais alta, enquanto o painel de instrumentos digital traz tela de 7″.
A atualização inclui um pacote de assistências que amplia a proteção no dia a dia. Além disso, o modo regenerativo permite a condução com um pedal em cenários urbanos. Veja os principais recursos adicionados:
- Sensor de estacionamento traseiro.
- Alerta de saída de faixa.
- Reconhecimento de sinais de trânsito.
- Frenagem autônoma de emergência.
Preços e posicionamento competitivo
Na Europa, o modelo atende pelo nome Dacia Spring e traz o logotipo da marca romena sobre a entrada de carregamento. No Brasil, a grade exibirá o losango da Renault. Além disso, o Kwid E-Tech será importado da China.
O Dacia Spring parte de 22.750 euros (cerca de R$ 142 mil) no mercado europeu. Por aqui, o novo Kwid E-Tech deve superar os atuais R$ 99.990, porém buscará ficar abaixo de rivais diretos como o BYD Dolphin Mini. Assim, o preço tende a ser um trunfo.
Com design atualizado, mais tecnologia e foco em segurança, o Kwid elétrico reforça a ofensiva da Renault no segmento de entrada. Agora, resta acompanhar a apresentação no evento paulistano e, depois, a chegada às lojas entre o fim do ano e o início de 2026.