Renault Master movido a hidrogênio é apresentado na Europa

A Hyvia levantou o véu sobre o primeiro protótipo da Renault Master Van movido a hidrogênio, que será lançado em 2022.

Este ano, a Renault juntou forças com a americana Plug Power para criar algo ambicioso: uma joint venture especializada em mobilidade de hidrogênio.

Aqui está o primeiro fruto desta parceria. Um protótipo do Renault Master Van H2-Tech, uma grande van destinada ao transporte de mercadorias e encomendas, com uma capacidade de carga de 12 metros cúbicos e fabricada na França, na fábrica da Batilly, em Lorraine.

Até 500 km de autonomia

Com uma célula de combustível de 30 kW, bateria de 33 kWh e quatro tanques, cada um contendo 1,5 kg de hidrogênio, ou seja, 6 kg no total, este Master Van H2-Tech tem um alcance de até 500 km.

Ele pode ser recarregado usando uma estação de recarga de hidrogênio Hyvia, que fornece todo o hidrogênio em apenas 5 minutos. Assim, é possível combinar as vantagens de um veículo elétrico zero emissão com a facilidade de reabastecimento de um modelo térmico, de forma a otimizar a disponibilidade de veículos utilitários em uma frota empresarial, por exemplo.

O hidrogênio “verde” é produzido no local pela eletrólise da água, sendo então comprimido para ser armazenado enquanto aguarda a distribuição ao veículo. A estação de carregamento Hyvia é feita na França, na fábrica de Flins em Yvelines.

Disponível em 2022, o Renault Master Van H2-Tech será posteriormente complementado pela Master Chassis Cab H2-Tech, com 19 metros cúbicos de capacidade de carga e 250 km de autonomia, e pelo Master Citybus H2-Tech, microônibus urbano que pode transportar até 15 passageiros e com autonomia de aproximadamente 300 km.

 

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