Renault MéganE (2022) x Volkswagen ID.3; duelo de elétricos

O Mégane fez uma revolução: look de SUV, elétrico… Mas será que ele vale a pena em comparação com o top do segmento, o Volkswagen ID.3?

No Salão do Automóvel de Munique, a maior estrela não era alemã. O destaque era o elétrico Renault Mégane! O sedã francês fez sua revolução. Proporções típicas de SUV, visual futurista e, acima de tudo, elétrico.

Isso foi o suficiente para entrar no páreo e caminhar sobre os canteiros de flores daquele que agora é o elétrico mais vendido da Europa: o Volkswagen ID.3.

Autonomia, interior, potência de carga… Aqui está uma primeira comparação entre estes dois modelos emblemáticos.

Exterior: revolução na Renault!

O ID.3 marcou uma mudança estilística importante na Volkswagen, com um formato “monobloco”. Neste formato, o capô está mergulhando na extensão do para-brisa.

E é o mesmo com a Renault. Os faróis full LED, desde o modelo de entrada, são muito finos e se juntam ao novo logotipo da marca. Apesar das proporções de SUV, o Mégane é na verdade muito mais curto que a versão anterior à combustão.

São 4,36 m contra 4,21 m. Com seu novo visual, seus aros de 18 polegadas (ou mesmo 20 polegadas na versão top de linha), o francês é premium desde a versão de entrada. O Volkswagen ID.3 é um pouco mais longo com 4,26 m.

Interior: grande passo para o Mégane

E aqui também, o Mégane é forte. A apresentação é totalmente nova para um Renault. Descobrimos um grande conjunto de instrumentos digitais de 12,3 polegadas. Ao lado dele, um grande painel digital em formato retrato de 12 polegadas está voltado para o motorista. Esta tela utilizará um software desenvolvido em colaboração com o Google, para uma interface mais intuitiva.

Na Volkswagen, o minimalismo reina. Um minúsculo aparelho é preso à coluna de direção. Ponto comum com o Mégane: o seletor de marcha é localizado atrás do volante. A apresentação é realmente futurista, mesmo que a presença de muitos plásticos duros possa ser decepcionante.

Autonomia e recarga: à la carte!

O novo Renault Megane elétrico está disponível com dois tamanhos de bateria diferentes: 40 kWh e 60 kWh. Por sua vez, ID.3 oferece três: 45 kWh, 58 kWh e 77 kWh. A autonomia deste último é escalonada de 350 a 544 km de acordo com o ciclo WLTP. No Renault, as autonomias anunciadas são de 300 km e 450 km.

Um déficit para o campo francês, portanto, ainda que a autonomia das versões de 60 kWh na Renault e 58 kWh na Volkswagen sejam semelhantes. Mas, a versão ID.3 Pro S, equipada com a grande bateria de 77 kWh, é obviamente muito mais cara, com um preço base de € 43.710.

Quando se trata de tempo de carregamento, a Volkswagen é à la carte. O ID.3 pode carregar a 50 kW. Essa potência de carga pode ir até 120 ou mesmo 125 kW, dependendo da versão.

Na Renault, você terá que optar por super carregadores para ter acesso ao carregamento rápido.

Desempenho: vantagem da Renault?

Nas versões básicas, você terá direito a 130 cv no Mégane. Já as versões mais potentes vão até 220 cv. Na Volkswagen, serão 145 cv (ID.3 Pro), 150 cv (Pure Performance) ou 204 cv (Pro Performance e Pro S).

Difícil deduzir o rendimento do francês sem conhecer os dados técnicos completos.

Preço

O novo Renault Mégane elétrico recém-lançado não teve preço divulgado. Especula-se que o preço será menor que o Volkswagen ID.3 básico, com preço de € 34.750.

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