Renault que aumentar seus lucros na Europa com o SUV Coupé Arkana
Com este modelo, a Renault entra no nicho de SUVs Coupé, gênero que até então era prerrogativa de fabricantes premium.
Para o relançamento da Renault, o objetivo prioritário de Luca de Meo é o segmento C, o dos carros compactos, coração do mercado europeu. Um dos focos da empresa é o Mégane elétrico, previsto nos concessionários em março de 2022.
Mas a reconquista do segmento C já começou na marca do losango com um veículo imaginado antes da chegada de Luca de Meo: o Arkana. Com este modelo, a Renault entra no nicho de SUVs Coupé, gênero que até então era prerrogativa de fabricantes premium.
Uma boa ideia que se traduz num bom sucesso nas concessões. A Renault indicou que já registrou mais de 40.000 pedidos do Arkana na Europa desde a abertura de pedidos na primavera. Este é um número importante.
O Arkana mostra assim o caminho a seguir para a Renault. Ao chegar, Luca de Meo descobriu que a marca dependia demais de um público que gasta menos em veículos. Ao reposicionar o centro de gravidade do fabricante no segmento C, ele quer aumentar o gasto médio dos clientes de € 20.000 para € 27.000.
O Arkana é um modelo que ultrapassa os 30.000 € na Europa. Os conjuntos de propulsão híbridos, os mais caros, representam 56% das vendas. Outro aspecto positivo: sendo um produto favorito e com grande procura, o Arkana tem apenas um pequeno desconto. É, portanto, um veículo que deve gerar boas margens de lucro, até porque compartilha muitos elementos com o Captur.
O desafio agora é conseguir garantir os pedidos, sendo a Renault fortemente impactada pela crise dos semicondutores.