Renault Master movido a hidrogênio é apresentado na Europa

A Hyvia levantou o véu sobre o primeiro protótipo da Renault Master Van movido a hidrogênio, que será lançado em 2022.

0

Este ano, a Renault juntou forças com a americana Plug Power para criar algo ambicioso: uma joint venture especializada em mobilidade de hidrogênio.

Aqui está o primeiro fruto desta parceria. Um protótipo do Renault Master Van H2-Tech, uma grande van destinada ao transporte de mercadorias e encomendas, com uma capacidade de carga de 12 metros cúbicos e fabricada na França, na fábrica da Batilly, em Lorraine.

Até 500 km de autonomia

Com uma célula de combustível de 30 kW, bateria de 33 kWh e quatro tanques, cada um contendo 1,5 kg de hidrogênio, ou seja, 6 kg no total, este Master Van H2-Tech tem um alcance de até 500 km.

Ele pode ser recarregado usando uma estação de recarga de hidrogênio Hyvia, que fornece todo o hidrogênio em apenas 5 minutos. Assim, é possível combinar as vantagens de um veículo elétrico zero emissão com a facilidade de reabastecimento de um modelo térmico, de forma a otimizar a disponibilidade de veículos utilitários em uma frota empresarial, por exemplo.

O hidrogênio “verde” é produzido no local pela eletrólise da água, sendo então comprimido para ser armazenado enquanto aguarda a distribuição ao veículo. A estação de carregamento Hyvia é feita na França, na fábrica de Flins em Yvelines.

Disponível em 2022, o Renault Master Van H2-Tech será posteriormente complementado pela Master Chassis Cab H2-Tech, com 19 metros cúbicos de capacidade de carga e 250 km de autonomia, e pelo Master Citybus H2-Tech, microônibus urbano que pode transportar até 15 passageiros e com autonomia de aproximadamente 300 km.

 

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Ler mais