Renovação: Nissan Frontier recuperará feixe de molas na suspensão traseira
Para bater de frente com as concorrentes Toyota Hilux e Ford Ranger, picape japonesa passará por atualizações técnicas e de design.
A Nissan Frontier está prestes a completar dez anos na mesma geração, mas a montadora anunciou seus planos de renovar a picape. São esperadas atualizações técnicas e de design, importantes para manter o modelo competitivo diante de rivais como Toyota Hilux e Ford Ranger.
As novidades foram confirmadas por François Bailly, vice-presidente de planejamento da marca para África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania. Segundo ele, as mudanças vão se concentrar na correção de pontos fracos e no aperfeiçoamento dos pontos fortes.
Bailly citou como exemplo a suspensão, especialmente na traseira, atualmente formada por molas helicoidais, as quais devem se apresentar em breve. Em seu lugar, o clássico conjunto baseado em feixes de mola deverá voltar a equipar a Frontier.
O esquema de molas helicoidais é vantajoso por fornecer comportamento dinâmico otimizado e mais conforto na direção, mas perde desempenho quando a caminhonete está pesada. Já o uso do esquema de feixe de molas é mais comum nessas situações e, inclusive, a versão cabine simples da picape utiliza esse conjunto.
“Sabe, se você carrega o carro, há uma diferença notável entre a frente e a traseira”, disse ele sobre o comportamento da suspensão quando a caçamba está cheia. “Claramente, não vamos repetir este erro”, completou.
Lançamento da nova Nissan Frontier
A estreia da Nissan Frontier atualizada ainda está envolta em muitos segredos. Porém, tudo indica que deve ocorrer em até um ano e envolver significativas mudanças na picape atual.
Outros afirmam que a montadora planeja uma geração inteiramente nova, cujo lançamento será feito primeiro na Austrália, um mercado que é grande consumidor de picapes médias e um dos maiores para o modelo. Lá, a picape recebe o nome de Navara.
Esses mesmos rumores apontam que Ásia, Europa e Brasil serão os próximos a receber a caminhonete renovada. Já na América do Norte, a Nissan opera na categoria por meio de uma variante exclusiva da Frontier.