Robô que conserta buracos é a promessa para acabar com estradas rachadas
Modelo desenvolvido pela empresa de tecnologia Robotiz3d usa inteligência artificial para consertar buracos.
A empresa de tecnologia Robotiz3d apresentou um projeto de robô autônomo que conserta buracos em ruas e estradas. Desenvolvido por cientistas britânicos, o projeto utiliza inteligência artificial e está pronto para iniciar os primeiros testes.
O modelo tem um design que fica entre um tanque e um rolo compactador. Ele promete auxiliar as autoridades em reparos no asfalto, tornando o processo mais rápido e eficiente.
O robô também consegue prever, por meio de algoritmo, as condições das estradas para permitir que as manutenções preventivas sejam realizadas com facilidade. Segundo os engenheiros, o equipamento deve reduzir as emissões de CO₂ e o desperdício de material associado ao conserto.
“Esta é a primeira tecnologia autônoma desse tipo desenvolvida especificamente para enfrentar a crise dos buracos que assola muitas partes do país”, disse Lisa Layzell, CEO e cofundadora da empresa, ao tabloide The Sun.
Cerca de 2 milhões de buracos são consertados no Reino Unido todos os anos, mas o aumento do número de motoristas nas estradas e o agravamento das condições climáticas extremas devem aumentar esse número.
Robô identifica falhas no metrô
Criado pela empresa americana Boston Dynamics, o robô Perceval atua no metrô de Paris, na França, buscando falhas e ameaças em áreas de difícil acesso. Ele é equipado com uma câmera de 360 graus e um sensor infravermelho para transmitir ao operador em detalhes tudo o que vê.
Por chegar em locais onde o corpo humano não consegue entrar, ele captura informações essenciais para evitar acidentes. Um robô similar a esse custa cerca de 110 mil dólares (por volta de R$ 600 mil).