Rumor; Honda Civic deixará de ser fabricado no Brasil em novembro

Embora a marca ainda não a tenha confirmado oficialmente, a Honda já teria comunicado aos fornecedores que o Civic deixará de ser produzido.

Mais um modelo que vai dar adeus à linha de produção. Neste caso é um ícone da marca japonesa. Assim como a Volkswagen com o Up!, Fox e Voyage. A Fiat com o Grand Siena e a Renault com o Sandero RS. A Honda planeja o fim do Civic de 10ª geração. O modelo é fabricado na fábrica de Sumaré em novembro, encerrando uma história de 24 anos.

Embora esta informação não tenha sido oficialmente confirmada pela empresa japonesa, é o que garantem os nossos colegas da Autos Segredos, que salientam que a empresa já se comunicou com os fornecedores para informá-los da decisão.

Embora o sedã médio mantenha um bom nível de vendas no país, onde oferece uma gama muito completa, o motivo tem a ver com uma estratégia global de concentrar a produção da nova geração em algumas fábricas como a dos Estados Unidos ou do Japão.

A queda da demanda pelo segmento de sedãs em favor dos SUVs também foi decisivo. Dessa forma, o Civic deverá ter continuidade na região, mas possivelmente importado dos Estados Unidos como era antes de ser fabricado no Brasil.

História

O Civic foi o primeiro veículo da marca fabricado no Brasil. Ele foi produzido a partir da sexta geração, que começou a ser montado no formato CKD em 1997 e depois foi nacionalizado. Desde aquele ano, todas as gerações foram produzidas no Brasil, incluindo a atual décima geração, apresentada em 2016.

Caracterizada pelo seu design marcante com carroceria fastback e notável evolução tecnológica, era oferecida com os motores i-VTEC 2.0 de 154 cv. E o 1.5 i-VTEC turbo – o primeiro do gênero na história dos carros médios – com 174 cv, associado a uma transmissão automática CVT, embora em seu país de origem também tivesse versões manuais.

No ano passado, o sedã recebeu uma sutil atualização estética e uma reformulação geral da linha no Brasil, com um portfólio composto pelas versões LX, Sport, EX e EXL – todas com motor 2.0 – e Touring – único com o 1.5 turbo, todos com caixa CVT.

Como apontamos anteriormente, o Brasil continuará recebendo o veículo embora com uma gama mais limitada e importada. A empresa se concentrará na produção local da nova geração do HR-V e do novo City – hatchback e sedã – na fábrica de Itirapina até 2022.

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