Saiba quais estados oferecem isenção ou desconto no IPVA de carros elétricos
Diversos entes federativos oferecem isenção e/ou redução no valor do imposto sobre veículos elétricos.
A cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é uma grande preocupação dos motoristas todos os anos, sobretudo porque ela pesa bastante para quem tem um automóvel novo. Em meio ao aumento no número de carros elétricos vendidos no país, ainda existem dúvidas a respeito do tributo sobre modelos a bateria.
Afinal, quem tem um automóvel eletrificado receberá alguma vantagem no pagamento do IPVA em 2024? A resposta é: depende do estado onde ele vive.
O imposto é de competência estadual, o que significa que cada estado brasileiro tem autonomia para decidir se concede ou não algum benefício para os donos desses modelos. A boa notícia é que muitos governos garantem facilidades para promover o uso de veículos com tecnologias menos poluentes.
Os motoristas que já possuem ou desejam adquirir um carro elétrico devem conferir as regras do seu estado para descobrir se terão alguma economia no IPVA deste ano. Esse fator pode ser importante na decisão da compra, uma vez que os elétricos possuem um valor mais elevado que os modelos a combustão.
Estados com benefícios no IPVA de elétricos
Alguns estados brasileiros oferecem descontos e até a isenção de 100% do imposto para proprietários de veículos eletrificados. Veja como funciona o benefício em cada um desses locais
Distrito Federal
Tanto os carros elétricos quanto os modelos híbridos são isentos de IPVA no DF.
São Paulo
O estado campeão no número de emplacamentos de elétricos e híbridos não possui incentivo para esse tipo de carro, mas a capital paulista oferece isenção de 50% no imposto. O benefício é concedido a partir da restituição do valor.
Rio de Janeiro
Donos de automóveis 100% elétricos pagam uma alíquota reduzida de 0,5% referente ao IPVA, enquanto a cobrança sobre os híbridos é de 1,5%.
Minas Gerais
O IPVA é zerado para automóveis produzidos dentro do estado.
Rio Grande do Sul
Veículos elétricos são isentos de IPVA no Rio Grande do Sul, ao passo que os modelos híbridos pagam 3% de imposto.
Alagoas
A isenção é concedida para proprietários de elétricos e híbridos no primeiro ano após a compra. A partir do ano seguinte, as alíquotas sobem para 0,50% e 0,75%, respectivamente. No ano seguinte, elas aumentam para 1% (elétricos) e 1,50% (híbridos).
Maranhão
O estado concede a isenção do imposto exclusivamente para veículos totalmente elétricos (BEV) comprado em uma das concessionárias selecionadas. A alíquota do imposto é de 2,5% para híbridos.
Mato Grosso do Sul
Os proprietários de modelo a bateria têm redução de 70%, corresponde à base de cálculo do tributo.
Pernambuco
Todos os carros elétricos cadastrados no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do estado terão isenção do imposto a partir de 2024.