Samsung promete solucionar GRANDE problema dos carros elétricos até 2027
Gigante sul-coreana do ramo de tecnologia quer apostar na produção de baterias para modelos eletrificados.
Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo está pronta para entrar na indústria de carros elétricos, mas não com o lançamento de um modelo novo, como fez a chinesa Xiaomi. O plano da gigante sul-coreana Samsung é resolver um grande problema do segmento.
Durante um evento realizado em seu Centro de Ciência e Tecnologia na Coreia do Sul, a empresa anunciou que pretende produzir baterias em estado sólido. A ideia é introduzir a nova tecnologia no segmento automotivo a partir de 2027.
Segundo Koh Joo-young, vice-presidente da divisão especializada em soluções de energia da companhia, a primeira linha de baterias de estado sólido foi oferecida em amostras para montadoras parceiras em 2023.
Ele conta que as avaliações das fabricantes de veículos foram positivas.
Benefícios da bateria em estado sólido
Foto: Divulgação/Samsung
A grande vantagem dessa tecnologia é aumentar a segurança dos carros elétricos. Os componentes convencionais precisam de eletrólitos líquidos para facilitar o trânsito de eletricidade entre o ânodo e o cátodo, enquanto o produto em estado sólido reduz as chances de vazamento e incêndio, além de aumentar a durabilidade e a densidade de energia da célula.
O executivo da Samsung SDI explica que as baterias de estado sólido são desenvolvidas em uma embalagem semelhante às tradicionais, o que pode eliminar os gastos das marcas interessadas com novos projetos.
A fabricante destacou o plano de desenvolver baterias com carregamento rápido de 0% a 80% em apenas 9 minutos e vida útil de até 20 anos. Os profissionais já estão trabalhando na criação de produtos de última geração para diversos segmentos de carros elétricos, desde os modelos de entrada até os mais luxuosos.
Um componente eficiente, como o prometido, acabaria com um grande problema da indústria: a ansiedade de autonomia, que consiste no medo de que o veículo elétrico não tenha energia suficiente para chegar ao destino. Esse é um dos principais desafios para convencer os consumidores a adquirir modelos a bateria.
Se conseguir apresentar as primeiras baterias de estado sólido até 2027, a Samsung SDI sairá na frente da LG Energy Solution, uma de suas concorrentes no segmento, que confirmou o lançamento de produtos semelhantes para meados de 2030.