Se cuida, concorrência: Toyota desenvolve táxi autônomo sem motorista
Apresentado no Salão de Automóveis de Pequim, o protótipo para transporte de passageiros será testado na China.
A Toyota uniu forças com a Pony.ai para criar uma frota de robotáxis sem condutor. Por meio do consórcio Zhuifeng Intelligent Technology, as empresas pretendem oferecer o serviço de táxi autônomo para o transporte de passageiros em diversas cidades da China.
O protótipo GAC-Toyota bZ4X foi apresentado durante o Salão de Automóveis de Pequim e possui autonomia para rodar sem a presença de um motorista, respeitando as regras de trânsito locais. A produção em massa pela nova empresa seguirá a linha do carro-conceito revelado durante o evento.
A Zhuifeng tem planos de atualizar o veículo com a sétima geração do sistema autônomo para passageiros da Pony.ai, focando na comercialização do produto em larga escala. O bZ4X vem com um pacote de recursos de assistência à direção inteligente que inclui um sistema de segurança pré-colisão.
Segundo a companhia, o robotáxi foi desenvolvido com base em 20 bilhões de quilômetros de dados e nenhum acidente relacionado à direção assistida inteligente. A tecnologia é acionada automaticamente em casos de emergência, sem necessidade de intervenção humana na direção.
Mercado promissor, mas complicado
As tecnologias de automóveis autônomos são vistas como transformadoras no mercado automotivo, mas ainda estão longe do ideal. Apesar dos avanços, a General Motors enfrentou problemas com o sistema Cruise, presente em carros como o Chevrolet Bolt EV.
Em outubro de 2023, um carro autônomo do grupo atropelou uma mulher em São Francisco, o que motivou a abertura de um inquérito pela Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos Estados Unidos. Outros dois relatórios de incidentes ocorridos na época apontam para pedestres feridos pelo sistema Cruise.
A Hyundai também fez sua investida e realizou um teste de condução com o Ioniq 5. No modo autônomo, ele participou de um exame de direção semelhante ao realizado pelos motoristas humanos que querem obter a carteira de habilitação. O carro foi aprovado de primeira, embora a aprovação não tenha valor oficial.
Nessa corrida para sair na frente com o melhor automóvel autônomo, a Tesla criou o software Full-Self Driving (FSD) e se prepara para revelar seu novo robô-táxi. O modelo será uma adaptação do Modelo 2 e tem lançamento previsto para agosto.