Se o Jeep Renegade é sucesso de vendas, por que será trocado pelo Avenger?

SUV urbano que é um sucesso absoluto no Brasil está prestes a sair de linha para dar lugar ao Avenger, modelo um pouco menor.

Parece que a Stellantis bateu o martelo e tomou uma decisão sobre o futuro do Jeep Renegade, mas a notícia não é boa para os amantes do carro. Diversas fontes afirmam que ele sairá de linha no Brasil nos próximos anos, quando dará lugar a um SUV menor, o Avenger.

O novo modelo será fabricado na planta do grupo em Porto Real (RJ) a partir de 2026, junto com a nova linha do Citroën C3. A marca não confirma a mudança.

O início da produção reduzirá bastante o espaço do Renegade no mercado nacional, levando-o a dizer adeus até 2027, sem as motorizações híbridas prometidas para Compass e Commander. Muitas pessoas ficaram surpresas com a notícia, já que o SUV é um sucesso de vendas desde o lançamento.

De 2015 até hoje, foram produzidas quase 600 mil unidades na fábrica de Goiana (PE). Levando em conta esse número, o que explica a decisão da fabricante de tirar o SUV compacto de linha antes de lançar uma nova geração?

Sucesso aqui, fracasso geral

Apesar do grande sucesso do automóvel no Brasil, seu desempenho global em vendas é bem fraco. Um exemplo disso é o mercado norte-americano, onde ele já se despediu. Pior ainda foi na China, país que rejeitou tanto o carro que até a Jeep se retirou de lá.

O Renegade até vende bem na Europa, mas o volume dificilmente justificaria a aprovação de uma nova geração pelo alto escalão da marca. Além disso, o SUV compacto está posicionado muito próximo ao Compass em todos esses mercados, o que faz com que ele perca espaço.

Esse é um dos motivos pelos quais a Jeep decidiu apostar em uma nova geração do irmão maior com a base STLA Medium, uma evolução do Peugeot 3008. Até seria possível fabricar o Renegade sobre a nova plataforma, mas ela é muito cara para um SUV compacto. A outra opção seria optar pela CMP (ou STLA Small) do próprio Avenger, mas nenhuma das alternativas parece boa.

Tudo indica que, nos próximos anos, o Compass será reposicionado para ocupar o lugar das versões mais caras do Renegade, deixando espaço para o Avenger. Este, por sua vez, será a opção para os clientes das configurações mais básicas do antecessor.

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