Se vai comprar um BYD Dolphin ou um BYD Dolphin Mini, é bom saber DISSO antes!

Levantamento da Mobiauto mostra que, em um ano, o modelo elétrico mantém melhor valor que os concorrentes.

Um estudo recente da Mobiauto revelou que o BYD Dolphin, o carro elétrico mais vendido do Brasil, apresentou uma desvalorização que, embora significativa, é inferior à de outros elétricos disponíveis no mercado.

Lançado em junho de 2023, o modelo acumulou 9.611 unidades vendidas até 2024, consolidando-se como uma opção popular entre os consumidores.

Segundo o levantamento, o preço médio do Dolphin caiu de R$ 149.800 para R$ 135.462 em um ano, resultando em uma desvalorização de apenas 9,63%.

Esse desempenho é notável, especialmente quando considerado o cenário mais amplo em que muitos carros elétricos enfrentam desvalorizações que podem ultrapassar 30% em um período de apenas dois anos.

BYD Dolphin e Dolphin Mini

BYD Dolphin (Foto: Divulgação/BYD)

O estudo destacou que, apesar de algumas flutuações no valor ao longo do ano, o Dolphin mantém uma posição competitiva.

Em outubro de 2023, o modelo teve uma leve valorização de 0,06%, impulsionada pelo aumento na procura nas concessionárias.

Contudo, em janeiro de 2024, o preço médio do BYD despencou para R$ 121.013,16, representando uma queda de 19,21%.

Essa brusca desvalorização pode ser atribuída à diminuição do interesse pelo modelo zero quilômetro e às expectativas em torno do lançamento do Dolphin Mini, que poderia custar em torno de R$ 100 mil, conforme previsão da marca.

BYD Dolphin Mini (Foto: Divulgação/BYD)

Embora tenha apresentado variações, o preço do Dolphin subiu para R$ 146.827,86 em fevereiro de 2024, antes de cair novamente para R$ 144.156 em março, período em que o interesse pelo irmão começou a crescer.

Em abril, o elétrico atingiu um pico de R$ 148.557,08, mas, a partir de maio, começou a acumular uma nova queda nos preços.

Comparação com outros modelos

Comparando com outros modelos elétricos no Brasil, a desvalorização do BYD Dolphin é consideravelmente mais baixa. O Renault Kwid E-Tech, por exemplo, viu uma desvalorização de 33,3% em um ano, enquanto o Peugeot e-208 GT perdeu 23,8% e o Volvo XC40 depreciou 31,8%.

Esses dados sugerem que, apesar da desvalorização, o elétrico chinês se estabelece como uma escolha sólida para os consumidores que buscam um veículo elétrico, mantendo um valor de revenda mais estável em um mercado desafiador.

Porém, à medida que novos modelos são introduzidos, como o Dolphin Mini, a expectativa é que o interesse pelo Dolphin continue a impactar seu valor no futuro.

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