Se você adora viajar de moto, 6 dicas podem salvar sua vida

Apesar da sensação de liberdade causada por viagens de moto, é preciso adotar cuidados para garantir a segurança no percurso.

A sensação de liberdade de sair por aí pilotando uma moto é indiscutível. Contudo, é preciso tomar cuidado para que tal sensação não deixe de lado os cuidados básicos com a segurança. Até porque, são diferentes os desafios de se guiar uma moto na cidade ou na estrada. Um deles está justamente relacionado à velocidade, atrelado à presença de veículos pesados.

Portanto, este é o tipo de cenário que requer atenção redobrada do motociclista. Até porque, na última década, 382 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Atrelado a isso, um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca que os motociclistas estão entre as principais vítimas de acidentes rodoviários.

Viagem de moto

Para garantir que a viagem de moto seja segura, o primeiro passo é realizar uma revisão dos equipamentos. Além disso, é preciso se atentar ao uso adequado de acessórios, planejar as rotas e se aprofundar nos conhecimentos de direção defensiva.

Veja dicas que podem salvar vidas na estrada

1- Manutenção em dia

Esteja com a manutenção preventiva de sua moto em dia. Também não se esqueça de conferir os itens de segurança e redobrar a atenção com os pneus. Isso porque, eles são parte fundamental de uma viagem segura.

2- Equipamentos adequados

Lembre-se que qualquer equipamento para motociclistas precisa ter o selo do INMETRO. Inclusive, alguns itens podem aumentar a segurança. São eles:

  • Jaquetas;
  • Calças;
  • Botas de couro.

3- Redobre a atenção ao entrar na via

Na hora de entrar em uma via, se distancie dos demais automóveis. Caso contrário, você estará mais suscetível a uma colisão traseira ao diminuir a velocidade.

4- Previsão do tempo

Esteja atento às condições climáticas. No verão, por exemplo, é um período de chuvas fortes frequentes. Se possível, espere a chuva passar antes de pegar a estrada. Caso a chuva chegue na metade do percurso, adote as seguintes medidas para garantir a segurança:

  • Evite pilotar em trechos alagados;
  • Jamais enfrente a correnteza;
  • Procure um lugar seguro para se abrigar.

5- Direção defensiva

É importante seguir atento ao fluxo, além de manter distância segura dos demais veículos, principalmente os pesados. Igualmente, fique fora do ponto cedo de outros motoristas e não se esqueça de sinalizar mudanças de direção. Por fim, ligue os faróis sempre.

6- Não tenha pressa para ultrapassar

Aguarde sempre o momento mais propício para realizar uma ultrapassagem e tome cuidado com os veículos de carga. Isso porque, o ponto de visão deles é mais restrito, além da possibilidade de quedas de objetos e detritos.

Viagem de moto mais confortável

Para que a sua viagem sobre duas rodas seja mais confortável, opte por vestimentas confortáveis e adequadas. Portanto, não se esqueça do capacete fechado, jaqueta com proteções de coluna, ombro e cotovelos, calça de material resistente, botas cano curto e luvas.

Melhores motos para pegar a estrada

  • Honda CB 500X
  • Honda X-ADV
  • Yamaha Tracer 900 GT
  • Harley-Davidson CVO Road Glide Limited
  • Triumph Speed 400
  • BMW K 1600 GTL
  • Kawasaki Versys 650
  • Ducati Multistrada V4 S

Acrescentamos, ainda, os modelos: BMW GS 1250, BMW F 850 GS, Triumph Tiger 1200 e Triumph Linha Tiger 900.

você pode gostar também