Se você tem um Onix, pode ter prejuízo de R$ 20 mil se for pão-duro
Economia no momento da manutenção do carro pode gerar problema de quebra no motor que custa caro para reparar.
Os proprietários do Chevrolet Onix que economizam excessivamente na manutenção do veículo podem acabar tendo um prejuízo gigantesco no futuro. O alerta refere-se às quebras no motor do modelo, resultantes de falhas na correia dentada, item que sincroniza o funcionamento dos componentes da parte superior e inferior do conjunto.
Oficinas mecânicas do país inteiro registram casos semelhantes, o que corrobora com a afirmação dos especialistas de que o “culpado” pela dor de cabeça pode ser o próprio dono do carro. Entenda.
Economia com a correia dentada pode custar caro
Quando quebrada, a correia dentada é um equipamento que costuma custar um bom dinheiro para consertar, mas ela é indispensável para o bom funcionamento do motor. Os casos mais comuns são de rompimento total e de esfarelamento, que resulta no entupimento da bomba de óleo e impede a correta lubrificação do motor.
Segundo relatos de donos do Chevrolet Onix, as dificuldades são imensas. Um proprietário relata que o motor do seu veículo, com apenas três anos de uso e 50 mil km rodados, parou de funcionar sem nenhum aviso. Na oficina, ele descobriu que a correia estava quebrada e teve que retificar o motor completo.
Já o dono de outro exemplar com 3 anos de uso conta que começou a ter problemas a partir dos 132.500 km. Assim como o motorista anterior, ele também afirma que realiza as manutenções previstas dentro do prazo indicado pela montadora no manual do veículo, onde a troca da correia é indicada após 240 mil km rodados ou 15 anos.
Alexandre Barros Pinho, dono da oficina de funilaria e mecânica WTC Express, explica que o rompimento da correia dentada com tão pouco tempo de uso pode ser causado pelo ressecamento da borracha da cinta, resultado do uso de lubrificantes mais baratos.
A causa mais comum de problemas como esses – que não só afetam o Onix, mas também outros modelos que trabalham dessa maneira (como o Ka e o Up!) – é a utilização de lubrificante incorreto, que leva à contaminação ou ao ressecamento da borracha da cinta. Já vi casos de proprietários de carros que optaram por utilizar óleos com especificações diferentes das indicadas pelo manual do fabricante, muitas vezes motivados pelos preços mais baixos. No entanto, isso é um erro que nunca deve ser cometido, afirma.
Para piorar, a diferença de preço entre os componentes não é tão vantajosa assim. O produto indicado pela fabricante custa cerca de R$ 50 o litro, enquanto as opções alternativas custam em torno de R$ 30. Ou seja, há quem gaste R$ 20 mil para economizar R$ 100.
*Com informações do UOL Carros.