Motorista pão-duro pode ter prejuízo de R$ 20 mil com motor do Onix

Problema de quebra no motor do modelo muitas vezes é resultado da economia na hora de fazer a manutenção do carro.

Economizar na hora de fazer a manutenção do carro pode custar mais caro no futuro para os donos de Chevrolet Onix. O modelo sofre bastante com quebras no motor, resultantes de falhas na correia dentada, componente que sincroniza o funcionamento dos itens que integram a parte superior e inferior do conjunto.

Segundo especialistas, o defeito pode ser culpa do proprietário, e muitos casos semelhantes registrados nas oficinas do país mostram isso.

Quebra da correia dentada

A correia dentada é um equipamento que pode levar a danos sérios no motor, que, quando quebrado, costuma custar caro para consertar. Existem casos em que o item começa a esfarelar e essa sujeira entope a bomba de óleo, impedindo a correta lubrificação do motor. Em outras situações, ela se rompe e causa ainda mais problemas.

Relatos de proprietários com dificuldades semelhantes não faltam. Um deles conta que o motor do seu Chevrolet Onix, com três anos de uso e 50 mil km, simplesmente parou de funcionar e, quando chegou à oficina, descobriu que a correia estava quebrada. A solução foi retificar o motor completo.

Outro motorista, dono de um exemplar com 3 anos de uso, só teve problemas após 132.500 km. Assim como no caso anterior, ele afirmou que realiza as manutenções periódicas dentro da frequência informada pela Chevrolet no manual do veículo, que indica a troca da correia após 240 mil km ou 15 anos.

Economia custa caro

Segundo Alexandre Barros Pinho, dono da oficina de funilaria e mecânica WTC Express, a queda da correia dentada com tão pouco tempo de uso pode ser explicada pelo ressecamento da borracha da cinta, causado pelo uso de lubrificantes mais baratos.

“A causa mais comum de problemas como esses – que não só afetam o Onix, mas também outros modelos que trabalham dessa maneira (como o Ka e o Up!) – é a utilização de lubrificante incorreto, que leva à contaminação ou ao ressecamento da borracha da cinta. Já vi casos de proprietários de carros que optaram por utilizar óleos com especificações diferentes das indicadas pelo manual do fabricante, muitas vezes motivados pelos preços mais baixos. No entanto, isso é um erro que nunca deve ser cometido”, explica o especialista.

O pior é que o valor nem faz a troca valer tanto a pena assim. O litro do produto indicado pela fabricante custa cerca de R$ 50, enquanto as opções mais em conta giram em torno de R$ 30. Para economizar R$ 100, há gente que gasta R$ 20 mil.

*Com informações do UOL Carros.

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