Segredos do rodízio de pneus: muita gente faz errado! Aprenda a fazer do jeito certo
A principal função do rodízio de pneus é aumentar a durabilidade dos itens nos veículos.
O rodízio dos pneus é fundamental para manter a vida útil do pneu e também a segurança dos veículos. Entretanto, muitos motoristas esquecem de realizar esse procedimento com regularidade. Com os preços dos pneus em constante elevação, é essencial evitar despesas futuras, aliviando assim o orçamento do condutor.
O rodízio dos pneus é uma prática recomendada para estender a sua vida útil, representando uma maneira eficaz de economizar a longo prazo, desde que executada corretamente.
O rodízio de pneus envolve a alteração da posição dos pneus no veículo, seja trocando-os da traseira para a dianteira ou de um lado para o outro. Essa prática prolonga a durabilidade dos pneus, aumenta a estabilidade do veículo e também melhora a tração do carro.
Os pneus tendem a desgastar-se em ritmos diferentes. Os pneus de eixo motor, sejam eles dianteiros ou traseiros, desgastam-se mais rapidamente devido à transmissão, potência e torque do veículo. Nos carros de tração dianteira, os pneus dianteiros são os mais afetados, enquanto nos de tração traseira, ocorre o contrário.
Dessa forma, alternar os pneus traseiros para a frente pode maximizar a sua vida útil, garantindo um desgaste mais uniforme e prolongado.
Quando realizar o rodízio dos pneus?
A manutenção dos pneus deve ser realizada regularmente, conforme as orientações de rotação indicadas no manual do proprietário do veículo. Geralmente, recomenda-se efetuar o rodízio a cada 8.000 km a 10.000 km, que pode coincidir com a frequência de manutenção do veículo.
Ao substituir apenas dois pneus, o ideal sugerido por algumas fornecedoras é instalar os pneus mais novos ou menos desgastados no eixo traseiro para melhorar a estabilidade e segurança do veículo, ao contrário do que muitos pensam e fazem, que é colocar os pneus mais novos na frente.
Este conselho é válido para veículos com tração dianteira ou traseira que utilizam pneus de mesmo tamanho na frente e atrás. Além disso, a calibragem dos pneus deve ser ajustada conforme as recomendações do fabricante. Também é ideal calibrar o item pelo menos a cada 15 dias.
Como executar o rodízio de pneus?
Primeiramente, o tipo de perfil do pneu determinará as regras para o rodízio do veículo. Pneus direcionais e assimétricos só podem ser usados em uma única direção, conforme indicado por uma seta e a inscrição “Outside” na lateral externa do pneu. Para esses pneus, o rodízio deve ser lateral, mantendo o pneu dianteiro esquerdo na traseira do mesmo lado e vice-versa.
Por outro lado, pneus simétricos não têm restrições quanto à direção de montagem e podem ser instalados em qualquer posição, seja dianteira ou traseira, esquerda ou direita. Assim, ao realizar o rodízio, é importante considerar o tipo de sistema de tração do veículo para garantir uma distribuição adequada e segura dos pneus.