Segurança em 2º lugar? Veja quantas estrelas NCAP têm os 10 carros mais vendidos do Brasil

Programa de avaliação de segurança automotiva Latin NCAP testa a segurança ativa e passiva dos carros vendidos na região.

A preocupação com a segurança automotiva ganhou força nos anos 90, quando surgiram testes como o Euro NCAP e os norte-americanos NHTSA e IIHS. Desde então, o NCAP se destacou internacionalmente na avaliação de novos projetos de automóveis.

No Brasil, os testes são realizados pelo Latin NCAP, sediado no Uruguai, que avalia os carros em centros de ensaios parceiros e no maior clube de automobilismo da Alemanha, o ADAC. As avaliações divulgadas até o momento contemplam a maioria dos modelos vendidos na região.

A partir das notas concedidas por esses programas, é possível avaliar a segurança oferecida pelos automóveis vendidos no mercado nacional e realizar uma compra mais bem informada.

Segurança dos 10 carros mais vendidos do Brasil

A classificação dos modelos no NCAP é baseada no número de estrelas: quanto mais ele recebe, mais seguro. Abaixo, listamos as notas dos 10 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2024 e sua respectiva classificação no programa de segurança.


10. Chevrolet Onix Plus (5 estrelas)

Foto: Divulgação/Chevrolet

O sedã mais emplacado do país somou 34.771 emplacamentos e a melhor nota possível nos testes. Ele é equipado com seis airbags, o mesmo número que tem um modelo similar vendido nos Estados Unidos.

9. Chevrolet Tracker (5 estrelas)

Foto: Divulgação/Chevrolet

Com 35.256 unidades vendidas, o SUV também vem com seis airbags, além de assistências como alerta de cintos e controles de tração e estabilidade.

8. Hyundai Creta (4 estrelas)

Foto: Divulgação/Hyundai


O sul-coreano obteve uma boa pontuação nos testes, mas não conseguiu alcançar a nota máxima. Ele somou 37.812 exemplares comercializados de janeiro a julho.

7. Fiat Mobi (1 estrela)

Foto: Divulgação/Fiat

Um dos carros mais baratos do país oferece pouco quando o assunto é segurança, o que já era de se esperar. Ainda assim, o pequeno italiano com 39.041 emplacamentos tem controles de estabilidade e tração.

6. Volkswagen T-Cross (5 estrelas)

Foto: Divulgação/Volkswagen


As 39.703 unidades vendidas do SUV mostram seu favoritismo no segmento. A boa notícia para os compradores é que o carro com seis airbags e bom conjunto de assistência básica de condução foi considerado seguro.

5. Fiat Argo (0 estrelas)

Foto: Divulgação/Fiat


O único automóvel da lista com zero estrelas de classificação foi considerado pouco seguro nos testes. Mesmo assim, ele ostenta 48.284 emplacamentos na primeira metade do ano.

4. Hyundai HB20 (3 estrelas)

Foto: Divulgação/Hyundai


Equilibrando a redução de custos e um pouco de proteção, o hatch fica no meio do caminho quando o assunto é proteção. Suas vendas somaram 49.924 exemplares no primeiro semestre.


3. Chevrolet Onix (5 estrelas)

Foto: Divulgação/Chevrolet


O top 3 começa bem com a segunda geração do hatch, que adicionou um pacote de segurança suficiente para garantir 5 estrelas nos testes. Foram 51.026 emplacamentos no período.

2. VW Polo (3 estrelas)

Foto: Divulgação/Volkswagen


O Polo saiu perdendo na disputa pelo posto de modelo mais vendido do Brasil, mas chegou bem perto com suas 70.405 unidades. Em relação à segurança, ele foi considerado intermediário com seus quatro airbags e a boa proteção estrutural.

1. Fiat Strada (1 estrela)

Foto: Divulgação/Fiat


Mesmo com 70.789 unidades vendidas, a picape líder de emplacamentos no país deixa a desejar no quesito segurança. Ela oferece apenas o mínimo exigido pela lei e nem um recurso a mais.

você pode gostar também