Sem mudar o motor, novo Volkswagen T-Cross peca no consumo; veja o motivo
De acordo com dados do Inmetro, versão 2025 do SUV perde em autonomia em relação à anterior. Engenheiro explica o motivo.
O SUV compacto de grande sucesso no Brasil, o Volkswagen T-Cross, passará por sua primeira grande mudança desde a época de seu lançamento, ocorrido em 2019. Líder do segmento no país, o modelo receberá um novo visual com estilo europeu, além da inclusão de mais equipamentos. Por outro lado, os motores turbos estarão menos econômicos.
Atualmente, o modelo produzido em São José dos Pinhais (PR) oferece duas opções de motorização turbo: a 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, e a 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. As mesmas configurações devem permanecer no novo modelo repaginado na versão 2025. Vale lembrar que o câmbio é sempre automático de seis marchas, pois desde 2001 o T-Cross não possui opções manuais.
Novo modelo do T-Cross perderá autonomia?
O Inmetro divulgou que as configurações do modelo 2024 são capazes de aferir 8,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol. Após a renovação, esses valores caíram para 8,1 km/l e 9,8 km/l, respectivamente. A situação fica pior para o combustível em relação à gasolina.
No derivado de cana-de-açúcar, o T-Cross 2024 consegue marcar 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l em rodovias. Por outro lado, a versão 2025 aponta uma autonomia de 11,9 km/l e 14,1 km/l, respectivamente. Ou seja, o consumo na cidade permanece o mesmo, mas, em estradas, ele cai ligeiramente.
A vantagem da versão 1.0 TSI está no tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em comparação com o T-Cross 2024. O primeiro está 0,1s mais ágil em comparação com o segundo, atingindo assim a meta dos 10s cravados.
Importante destacar que a versão VW T-Cross 1.4 turbo também perderá economia, mas de forma sutil em comparação à anterior.
Traseira do T-Cross: modelo muda design, mas mantém motores (Foto: Divulgação/Volkswagen)
Volkswagen explica
A respeito da variação de consumo, a Volkswagen explicou que a queda na autonomia se deve à resistência ao rolamento dos novos pneus Pirelli. A peça pode aumentar em até 20% o consumo do carro. Quem explica é o gerente executivo de desenvolvimento de veículos da VW ao portal Autoesporte, o engenheiro André Drigo.
Segundo o especialista, a mudança de consumo não chega a afetar o desempenho do veículo, apesar das alterações nos testes do dinamômetro. O resultado, então, pode ter algumas mudanças em relação às casas decimais. O engenheiro reforça que o carro está 4 kg mais leve e passou por melhorias em sua aerodinâmica.
Por fim, a versão Volkswagen T-Cross 2025 chega às lojas nas versões 200 TSI, com valor de R$ 142.990, Comfortline, ao preço de R$ 160.990, e Highline, na faixa dos R$ 175.990.
*Com informações Autoesporte