Sem segredo: 4 jeitos de economizar gasolina que os postos não querem que você saiba
Motorista que deseja fugir da alta nos preços do combustível precisa seguir orientações simples.
No início de julho, a Petrobras anunciou um aumento de R$ 0,20 no litro da gasolina vendida em suas refinarias, para R$ 3,01. Essa decisão causou um grande impacto no preço final cobrado nas bombas de combustíveis, o que impacta diretamente no orçamento dos motoristas.
Como não dá para fugir desses reajustes generalizados, o jeito é adotar algumas estratégias para economizar. Elas vão desde procurar promoções em postos confiáveis até seguir alguns truques simples que garantem a redução do consumo.
4 dicas práticas e simples para poupar gasolina
Foto: Shutterstock
Economizar combustível é uma necessidade financeira de milhões de pessoas e também uma forma de reduzir a emissão de poluentes, contribuindo com o meio ambiente. Seja qual for a razão que te motiva, veja o que fazer para poupar:
1. Não exagere na carga
O peso do automóvel dita a quantidade de força que o motor precisa entregar. Quanto mais força o propulsor faz, maior é o consumo de combustível.
A recomendação para o motorista é remover do veículo todos os itens desnecessários que só acrescentam peso e não têm utilidade na hora, como bagageiros de teto.
2. Faça a manutenção preventiva no prazo
Realizar as revisões preventivas dentro dos prazos indicados no manual do proprietário faz o proprietário economizar combustível. Durante o serviço, o profissional realiza a troca de óleo, filtros e velas, itens indispensáveis para o bom funcionamento do veículo.
Além disso, o mecânico pode diagnosticar problemas de maneira precoce e tornar a resolução do problema mais simples (e barata).
3. Planeje suas rotas
Saber exatamente para onde vai e qual é o melhor caminho para chegar ao destino poupa muito tempo e gasolina para o motorista. Antes de dar a partida do carro, planeje as rotas com antecedência, preferencialmente com a ajuda de aplicativos de navegação com atualização em tempo real.
Um trajeto mais longo pode ser mais vantajoso, por exemplo, do que um caminho com muitos quilômetros de congestionamento.
4. Seja consciente na direção
Acelerações bruscas e frenagens repentinas elevam a queima de combustível no motor e resulta no aumento do consumo. Portanto, manter uma velocidade mais constante, reduzir a velocidade gradualmente e acelerar de forma suave é imprescindível para otimizar o gasto.
Também é importante evitar velocidades muito altas, especialmente na estrada, para não ampliar o arrasto aerodinâmico do carro.