Sem usar a boca! Novo método para tirar gasolina de garrafão viraliza

Método que viralizou na internet foi testado pelo influenciador responsável pelo canal SOS Almanaque.

Sugar a gasolina com a boca, utilizando uma mangueira, é a forma mais simples de transferir o líquido de um garrafão para outro recipiente. Essa prática é muito comum em momentos de emergência, como quando o combustível do carro se esgota e o motorista não consegue chegar ao posto.

No grande mar de conteúdos que circulam pela internet, um internauta ensina uma técnica diferente de fazer esse mesmo processo, mas usando a física a seu favor. O método foi testado por Dario Centurione, dono do canal “SOS Almanaque”.

O vídeo com o passo a passo foi divulgado no TikTok e, a partir dele, Dario testou a receita para comprovar se ela é ou não efetiva. Para a surpresa de muitos, o resultado não saiu conforme esperado, mas ainda assim deu tudo certo.

Como passar a gasolina para outro reservatório?

A técnica consiste em pegar um garrafão com 20 litros de água, chacoalhar a mangueira no recipiente onde está o líquido e aguardar até que a pressão faça o combustível subir.

“Tem tudo a ver com pressão, pessoal. Como a pressão tende a buscar equilíbrio, a gente tem que mudar o sistema”, explica o influenciador.

Segundo o professor de física Rodrigo Bressan, que também reagiu ao vídeo com o método, sugar o conteúdo da mangueira com a boca cria uma diferença de pressão que faz o líquido entrar pelo tubo e iniciar o escoamento.

Pelo princípio de Bernoulli, o líquido ganha velocidade e, à medida que isso ocorre, cria-se uma diferença de pressão que faz o líquido escoar até se esgotar, detalha.

No vídeo de Dario, o projeto falhou na primeira vez. Porém, após o influenciador afundar um pouco a mangueira no reservatório e tampar a saída de ar com o dedo para aumentar a pressão, a transferência deu certo.

Essa pode ser uma solução bem prática para quem precisa passar a gasolina de um recipiente para outro, mas não quer correr o risco de encostar os lábios no líquido. Confira a experiência do canal Almanaque SOS:

você pode gostar também