Sentiu, Musk? Tesla vira piada após grande recall da Cybertruck

Milhares de unidades da picape da Tesla possuem um defeito que faz o pedal ficar preso, colocando em risco a direção.

A Tesla anunciou na última sexta-feira (19) um grande recall da Cybertruck, picape que gerou muita polêmica após usuários e especialistas divulgarem vídeos com supostos defeitos no modelo. Agora, parece que a montadora realmente detectou um problema que merece atenção.

A marca de Elon Musk convocou os proprietários de 3.878 unidades da caminhonete ano/modelo 2024, fabricadas entre 13 de novembro de 2023 e 4 de abril de 2024. Segundo a empresa, a NHTSA (agência de segurança viária dos Estados Unidos) já foi informada sobre a convocação.

A falha em questão é um defeito no pedal da picape que pode causar aceleração involuntária, elevando as chances de colisão. Em documento enviado à agência, a Tesla reconhece que, se o pedal do acelerador ficar preso, seu desempenho e funcionamento “serão afetados, o que pode aumentar o risco de colisão”.

A aderência correta ao pedal teria sido causada pelo uso de um novo lubrificante na montagem do carro, fruto de uma “mudança não aprovada” na produção. Segundo a companhia, nenhuma colisão ou acidente relacionado ao defeito foi registrado.

Todas as unidades chamadas para o recall terão o acelerador substituído ou modificado para solucionar o problema, que foi relatado pela primeira vez por um cliente no dia 31 de março. Conforme reportagem da BBC, a Tesla afirmou ter recebido duas queixas de motoristas sobre o problema, uma no dia 31 de março e outra em 4 de abril.

Carro envolto em polêmicas

A Cybertruck foi lançada no fim de 2023 e já coleciona polêmicas. A primeira foi o adiamento do início da produção, em parte por conta da crise dos semicondutores durante a pandemia. O atraso também ocorreu devido a diversas alterações no design, fruto das constantes “mudanças de ideia” repentinas de Musk.

A caminhonete não entregou a capacidade de carga e de reboque prometidas, nem o nível de acabamento esperado pelos compradores. Outro ponto polêmico é a autonomia, que nas projeções iniciais seria de até 800 km, mas não chega a 550 km.

A maior decepção com a Cybertruck, sem dúvida, foi o preço. Musk anunciou que a caminhonete elétrica custaria entre US$ 35 mil e US$ 80 mil, mas ela chegou ao mercado custando entre US$ 60,9 mil e US$ 96,3 mil.

Agora, as discussões mais recentes são sobre possíveis falhas no projeto, a exemplo da questão com o pedal do acelerador. As queixas abrangem as mais diversas áreas, desde ferrugem ao tomar chuva até dificuldades com os freios, incluindo problemáticas relacionadas ao módulo de controle da coluna de direção do carro.

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